Segurança e Saúde no Trabalho

Saúde Mental no Trabalho

2017-11-07

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho efectuou a tradução de um artigo publicado no OSHwiki, uma plataforma online baseada na Wikipédia e que visa a partilha de informação sobre as questões de segurança e saúde dos trabalhadores.

"As conclusões do 5º Inquérito Europeu sobre as Condições de Trabalho apuraram que um em cada cinco trabalhadores europeus reportaram um deficiente bem-estar mental. Utilizar o local de trabalho como palco para promover uma boa saúde mental não só ajuda a proteger a saúde e bem-estar mental do trabalhador como também faz sentido do ponto de vista empresarial.

Este artigo visa fornecer ao leitor uma análise dos custos, das causas e das consequências da falta de saúde mental no trabalho, bem como oferecer um comentário bem-informado sobre os métodos e práticas a desenvolver para promover locais de trabalho psicologicamente seguros e saudáveis.”

Leia atentamente o artigo no link abaixo.

Associações sindicais e patronais consultadas pela Comissão da Diretiva sobre Cancerígenos e Mutagénicos no Trabalho

2017-10-19

Foi lançada pela Comissão Europeia a 26 de julho uma consulta às associações sindicais e patronais relativamente ao futuro da Diretiva da UE sobre a proteção dos trabalhadores contra os riscos relacionados com a exposição a agentes cancerígenos ou mutagénicos no trabalho.

Leia no link abaixo a notícia do Instituto Sindical Europeu (ETUI), objecto de tradução pela UGT.

“Proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores é um imperativo moral e legal”

2017-10-17

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho efectuou a tradução de um artigo publicado no Financial Times, no qual a Directora da EU-OSHA, Christa Sedlatschek, afirma que "proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores é um imperativo moral e legal”.

Leia atentamente o artigo no link abaixo

(Nota: Tradução da responsabilidade da UGT)

UGT lança estudo de avaliação de riscos psicossociais na Administração Pública e Sector Empresarial do Estado

2017-10-09

A UGT deu hoje o pontapé de partida para a elaboração de um estudo que permitirá conhecer os principais stressores  e factores de riscos psicossociais na Administração Pública, Central e Local, e no Sector Empresarial do Estado.

O Departamento de Segurança e Saúde da UGT tomou a iniciativa e pediu ajuda ao perito em avaliação e prevenção de riscos psicossociais e membro da Ordem dos Psicólogos, Samuel Antunes, para coordenar este estudo cujo resultado final será divulgado pelo sindicatos representativos do sector e, eventualmente, pelos organismos competentes da Administração Pública permitindo alterar modelos e práticas organizacionais diariamente identificados como causas activas e factores de riscos psicossociais.

Já disponíveis: Guia de Boas Práticas e Brochura sobre Amianto

2017-09-26
Já disponíveis: Guia de Boas Práticas e Brochura sobre Amianto

Já se encontram disponíveis para consulta e divulgação os dois produtos elaborados pelo perito José Manuel Delgado, em colaboração com o departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT: o Guia de Boas Práticas para a Remoção do Amianto e a Brochura sobre Amianto nas Escolas e Edifícios Públicos.

Ambos foram lançados na conferência do passado dia 22 de Setembro que marcou o arranque da Campanha da UGT de Informação sobre os riscos de exposição ao amianto.

Consulte o Guia  e Brochura AQUI