Segurança e Saúde no Trabalho

ETUI - Observatório Europeu para os Nanomateriais: Uma visão construtiva

2017-12-07
ETUI - Observatório Europeu para os Nanomateriais: Uma visão  construtiva

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT efectuou a tradução de um documento, da autoria de Aída Ponce Del Castillo e Hildo Krop, investigadora na Unidade de Prospetiva do Instituto Sindical Europeu (Bruxelas), e Diretor do Krop- Consult em Utrecht (Holanda), respectivamente. Esta síntese sobre políticas fornece informação sobre o Observatório Europeu para os Nanomateriais, a forma como está a ser desenvolvido, as suas limitações e a razão pela qual esta não é uma opção ideal.

Leia atentamente o documento no link abaixo

(Nota: Tradução da responsabilidade da UGT)

Desigualdades na saúde social marcam agenda da Conferência da ETUI sobre “Trabalho e Cancro”

2017-11-30

Na sequência da Campanha sobre a Prevenção do Cancro Ocupacional, ao qual a UGT está associada, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho efectuou a tradução de um artigo da ETUI sobre a Conferência "Trabalho e Cancro", que decorreu entre 14 e 15 de Novembro, em Bruxelas.

“Os locais de trabalho não são apenas espaços onde as pessoas trabalham – são espaços onde elas vivem as suas vidas. Tudo o que é proibido ao nível da saúde e da proteção ambiental deveria ser igualmente proibido no local de trabalho.” Foi com estas palavras que Laurent Vogel, investigador do Instituto Sindical Europeu (ETUI), no encerramento desta conferência.

Leia atentamente o artigo no link abaixo.

Saúde Mental no Trabalho

2017-11-07

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho efectuou a tradução de um artigo publicado no OSHwiki, uma plataforma online baseada na Wikipédia e que visa a partilha de informação sobre as questões de segurança e saúde dos trabalhadores.

"As conclusões do 5º Inquérito Europeu sobre as Condições de Trabalho apuraram que um em cada cinco trabalhadores europeus reportaram um deficiente bem-estar mental. Utilizar o local de trabalho como palco para promover uma boa saúde mental não só ajuda a proteger a saúde e bem-estar mental do trabalhador como também faz sentido do ponto de vista empresarial.

Este artigo visa fornecer ao leitor uma análise dos custos, das causas e das consequências da falta de saúde mental no trabalho, bem como oferecer um comentário bem-informado sobre os métodos e práticas a desenvolver para promover locais de trabalho psicologicamente seguros e saudáveis.”

Leia atentamente o artigo no link abaixo.

Associações sindicais e patronais consultadas pela Comissão da Diretiva sobre Cancerígenos e Mutagénicos no Trabalho

2017-10-19

Foi lançada pela Comissão Europeia a 26 de julho uma consulta às associações sindicais e patronais relativamente ao futuro da Diretiva da UE sobre a proteção dos trabalhadores contra os riscos relacionados com a exposição a agentes cancerígenos ou mutagénicos no trabalho.

Leia no link abaixo a notícia do Instituto Sindical Europeu (ETUI), objecto de tradução pela UGT.

“Proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores é um imperativo moral e legal”

2017-10-17

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho efectuou a tradução de um artigo publicado no Financial Times, no qual a Directora da EU-OSHA, Christa Sedlatschek, afirma que "proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores é um imperativo moral e legal”.

Leia atentamente o artigo no link abaixo