2022

TSF | UGT reafirma que o combate à inflação deve ser feito pela valorização dos salários

2022-07-21

Ainda sem saber qual irá ser o pacote de ajudas disponibilizadas pelo Governo, a UGT Portugal mantém a sua disponibilidade e empenho na negociação de um Acordo de concertação social para os salários, rendimentos e competitividade.

Em declarações no Fórum TSF, o Secretário-geral adjunto da UGT, Sérgio Monte, afirma que a valorização salarial tem de acontecer, sob pena de os trabalhadores perderem poder de compra.

Oiça as declarações do Secretário-geral adjunto da UGT no link abaixo

UGT lamenta a morte de José Gameiro

2022-07-20
UGT lamenta a morte de José Gameiro

A UGT lamenta profundamente o desaparecimento de José Gameiro, membro do Conselho Geral do Mais Sindicato, Coordenador do Secretariado Regional de Santarém do Mais Sindicato e do Núcleo do MODERP de Santarém e ex-dirigente da UGT-Santarém.

Personalidade de fortes convicções, com uma vida sindical ativa e de luta por mais e melhores condições para os trabalhadores.

É com profunda consternação que nos despedimos de José Gameiro, endereçando as mais sentidas condolências à família e amigos

Secretário-geral da UGT no Plenário dos Oficiais de Justiça

2022-07-15
Secretário-geral da UGT no Plenário dos Oficiais de Justiça

A UGT recebeu esta sexta-feira um plenário de oficiais de justiça, convocado por uma das organizações filiadas, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).

A sessão de abertura esteve a cargo do Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, que se dirigiu a uma audiência de mais de 600 trabalhadores, presente na reunião em regime híbrido.

Reveja a intervenção do Secretário-geral no plenário dos Oficiais de Justiça.

UGT marca presença na cerimónia de assinatura do Acordo de Parceria Portugal 2030

2022-07-14

A UGT marcou presença, esta tarde, na cerimónia de assinatura do Acordo de Parceria entre o Governo português e a Comissão Europeia para o período de 2021-2027.

O Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, juntamente com os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, e o Secretário Executivo, Daniel Matos, deslocaram-se ao Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão e assistiram ao momento em que se assinalou formalmente o acesso de Portugal ao montante global de 23 mil milhões de euros em fundos europeus.

A central exige um efetivo envolvimento e participação dos parceiros sociais no quadro do Portugal 2030, enquanto instrumento fundamental para assegurar a recuperação económica e social e para promover transições justas e inclusivas.

A cerimónia contou com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

UGT recebe Confederação do Turismo de Portugal

2022-06-28
UGT recebe Confederação do Turismo de Portugal

Após a realização do seu 14º Congresso, a UGT Portugal solicitou reuniões a várias entidades no sentido de apresentar cumprimentos, entre as quais, os Parceiros Sociais com assento na CPCS.

Hoje recebeu na sua sede uma delegação da Confederação do Turismo de Portugal, liderada pelo seu presidente, Dr. Francisco Calheiros que se fez acompanhar do Dr. António Abrantes e do Dr. Nuno Bernardo.

A UGT aproveitou o ensejo para também apresentar os representantes dos órgãos sociais e o seu caderno programático para o mandato 2022/2026.

Uma reunião em que também foi abordada a temática da Concertação Social e o acordo de rendimentos, salários e competitividade em negociação em sede de CPCS matéria fundamental numa altura em que os portugueses enfrentam uma perda generalizada do poder de compra, com o agravamento da inflação.