2020

Webinar FNE “Teletrabalho na Contratação Coletiva: onde estamos, para onde devemos ir”

2020-09-24

No próximo dia 30 de setembro de 2020, entre as 17h e as 18h30, o Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) organiza o webinar “Teletrabalho na Contratação Coletiva: onde estamos, para onde devemos ir” que vai contar com as presenças de Carlos Alves, Secretário Executivo da UGT (responsável pelo Gabinete jurídico da central) e de Elizabeth Barreiros, Presidente do Secretariado da Ala de Quadros da UGT, nomes reconhecidos na matéria no campo sindical.

Este webinar do Canal4 da AFIET pretende ir ao encontro dos desafios do teletrabalho na contratação coletiva; o carácter voluntário, o direito à desconexão, o direito de reversão, o direito à privacidade, o respeito pelos horários de trabalho; os desafios à segurança e saúde no trabalho e os custos do teletrabalho como aspetos fundamentais a regular; a representação sindical e o teletrabalho; o que temos, o que poderemos regular no futuro?; que vantagens e desvantagens do teletrabalho?; qual o equilíbrio que desejamos entre lei e negociação coletiva?

Saiba mais em www.fne.pt

Garanta aqui o seu lugar:

TSF | UGT defende a proibição de despedimentos para empresas que tenham recebido apoios do Estado

2020-09-22

Convidado esta manhã pelo Fórum TSF, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva defendeu a proibição de despedimentos para empresas que tenham recebido apoios do Estado, nomeadamente através do regime de lay-off simplificado.

O Secretário-geral da UGT afirmou que a Autoridade para as Condições do Trabalho deve também fiscalizar o que está a acontecer com o encerramento das empresas. "A nossa preocupação é dizer ao Governo que tem de atentar muito bem no género de encerramentos e despedimentos coletivos com que estamos a ser confrontados", explica Carlos Silva.

O líder da UGT vai mais longe e questiona "o que é que andaram os empresários a fazer durante os últimos anos -em que um conjunto de atividades económicas deram imenso lucro e eram a galinha dos ovos de ouro do país - e a distribuir os lucros e os ganhos para quem? Para os acionistas?". Carlos Silva acrescenta que não entende como é que "não há condições em poucos meses de essas empresas acudirem aos seus trabalhadores".