FESAP | Eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE

2022-11-25
FESAP | Eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE

O ato eleitoral dos membros representantes dos beneficiários titulares da ADSE, I.P. no Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, I.P. encontra-se marcado para os próximos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2022 para a votação eletrónica e o dia 30 de novembro de 2022 para a votação presencial.

Os beneficiários do Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P. (ADSE), elegerão os seus representantes no Conselho Geral e de Supervisão, naquela que, excluindo as eleições para os órgãos de poder, é a eleição com o maior colégio eleitoral do país, contando com mais de 930 mil beneficiários com capacidade eleitoral.

A LISTA E, caracterizada desde logo pela paridade entre mulheres e homens e por uma grande abrangência no que diz respeito à proveniência geográfica e profissional dos seus membros, surge com o lema “ADSE Pública e Solidária ao Serviço dos Beneficiários”, é encabeçada por Alexandre Lourenço, Administrador Hospitalar, terá como mandatário o atual Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, e fez a sua apresentação pública na segunda-feira, 17 de outubro, em conferência de imprensa que se realizada em Lisboa.

Perante os jornalistas, a LISTA E, com a liderança de Alexandre Lourenço e o apoio dos 31 sindicatos da Administração Pública da FESAP e da UGT, deu a conhecer aos sr.s jornalistas o programa com o qual se apresenta ao sufrágio dos beneficiários da ADSE, e que incide sobre cinco pontos principais, que podem ser consultados em detalhe no PROGRAMA ELEITORAL DA LISTA E, e que são, resumidamente:

- Melhor serviço aos beneficiários

- Redução das comparticipações dos beneficiários

- Responsabilização do Estado

- Transparência e melhor concorrência

- Rigor na gestão e alargamento

Consulte também a COMPOSIÇÃO DA LISTA E, bem como o documento contendo as INSTRUÇÕES DE VOTO

FNE divulga resultados da Consulta Nacional a Não Docentes em Conferência de Imprensa

2022-11-25

A FNE e os seus três sindicatos de Trabalhadores Não Docentes da Educação – da zona norte (STAAE-ZN), da zona centro (STAAE-ZC) e do sul e regiões autónomas (STAAESul e RA) promovem no próximo dia 25 de novembro de 2022, sexta-feira, pelas 11 horas, uma Conferência de Imprensa, no auditório Manuela Teixeira, na sede da UGT (Rua Vitorino Nemésio nº 5), em Lisboa, para divulgarem publicamente os resultados da Consulta Nacional de novembro a Trabalhadores Não Docentes.

Este inquérito realizado online visou conhecer, de forma mais aprofundada, a situação destes trabalhadores da educação, nos papéis que lhes são atribuídos e nas suas condições de trabalho e emprego, no início deste presente ano letivo.

Os dados recolhidos nas respostas mostram que os Trabalhadores Não Docentes se manifestam muito insatisfeitos em termos salariais e revelam que sentem que não são reconhecidos no papel que desempenham nas escolas, quer pela sociedade, quer pelos seus superiores hierárquicos, assim como na ausência de acesso a formação contínua que responda às suas necessidades de desenvolvimento profissional.

Os resultados obtidos nesta Consulta vão servir para a realização de uma reflexão consistente, com vista a garantir sempre condições de respeito por estes Trabalhadores das nossas escolas, para além de se determinarem contributos que permitam robustecer a ação da FNE e dos seus Sindicatos na obtenção de objetivos de promoção da valorização e qualificação do pessoal Não Docente.

Apesar da sistemática desvalorização do trabalho destes profissionais, bem como do seu pouco reconhecimento, a FNE não desiste de lutar pela justiça dos direitos destes Trabalhadores, assim como pelo reconhecimento dos seus conteúdos funcionais específicos e o restabelecimento das suas carreiras especiais, que continuam a ser objetivos das suas reivindicações, assim como a revisão da Portaria de rácios e o combate efetivo a todas as situações de precariedade.

A FNE persiste na luta pelo papel e dignificação dos Trabalhadores Não Docentes, quer no setor público, quer no setor privado e social, pois eles já provaram ser um dos pilares fundamentais que sustentam o nosso sistema educativo.

A FNE convida todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

A Comissão Executiva da FNE

UGT promove o sindicalismo de proximidade na NAVIGATOR

2022-11-17
UGT promove o sindicalismo de proximidade na NAVIGATOR

Uma delegação da UGT deslocou-se esta quinta-feira a Setúbal para participar numa visita à fábrica da Navigator, naquela que foi a primeira visita do Secretário-geral da UGT a empresas, com vista à dinamização sindical e ao contacto directo com os trabalhadores.

A convite da UGT-Setúbal, a comitiva sindical esteve em reuniões com a administração e deslocou-se às instalações da fábrica de papel para um contacto directo com os trabalhadores nos seus postos de trabalho, observando as condições e tomando conhecimento da contratação coletiva praticada na empresa.

A delegação de dirigentes sindicais era composta pelo Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos dois Secretários-gerais adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, por representantes da UGT-Setúbal e do SINDETELCO.

UGT recebe Embaixador de Israel em Portugal

2022-11-09
UGT recebe Embaixador de Israel em Portugal

UGT Portugal recebeu ontem na sua sede, Dor Shapira, embaixador de Israel em Portugal, para a habitual apresentação de cumprimentos e uma abordagem a assuntos de relevância nas relações bilaterais de cooperação entre Portugal e Israel.

Moderp realiza Magusto-convívio

2022-11-08
Moderp realiza Magusto-convívio

O MODERP, associação filiada na UGT, realiza um Magusto-convívio, no próximo dia 11, a partir das 15 horas, na sede da UGT.

Para este encontro estão convidados todos os dirigentes dos sindicatos filiados, executivo e trabalhadores da central sindical.