UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2018

Intervenção do Secretário Geral da UGT na 107ª Conferência Internacional do Trabalho

2018-06-06
Intervenção do Secretário Geral da UGT na 107ª Conferência Internacional do Trabalho

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, representou este ano os trabalhadores portugueses na 107ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza em Genebra.

Assista à intervenção do líder da UGT no link abaixo.

 

UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

2018-06-06
UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, destacou hoje na sua intervenção durante a 107ª Conferência Internacional do Trabalho, que o acordo de concertação social assinado no passado dia 30 de Maio entre o Governo e os parceiros sociais é “uma verdadeira expressão de unidade dos actores políticos e sociais contra a precariedade”.

No discurso em representação dos trabalhadores portugueses, Carlos Silva expressou a “satisfação e orgulho no acordo de concertação social obtido no passado dia 30 de maio, no meu país, entre o Governo, as quatro confederações de empregadores e um dos dois parceiros sociais sindicais - a UGT Portugal - numa verdadeira expressão de unidade dos atores políticos e sociais contra a precariedade e a favor da dinamização da negociação coletiva”.

Para o secretário-geral da UGT, este é um exemplo do “espírito do diálogo social e do compromisso que a OIT personifica em todo o mundo” e a concretização do “espírito do tripartismo” defendido por aquela organização.

Na sua intervenção, Carlos Silva destacou ainda o “trabalho continuado, persistente e corajoso da OIT e das Nações Unidas em prol da paz, do princípio do compromisso e da necessidade de se estabelecerem pontes de diálogo permanente, seja ele político e partidário, seja social”.

Relembramos que desde o dia 28 de maio até ao próximo dia 8 de junho decorrem, em Genebra, sob a égide da OIT, os trabalhos da 107.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, local onde são debatidas as questões fundamentais sobre o futuro do mundo do trabalho, nomeadamente a violência e o assédio contra as mulheres e os homens a nível laboral, o diálogo social e o tripartismo, e a cooperação eficaz da OIT para o desenvolvimento em apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

A UGT esteve representada na primeira semana pela Secretária Geral Adjunta, Paula Bernardo e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e José Cordeiro. A eles juntaram-se na segunda semana o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a Secretária Executiva, Catarina Tavares, o Presidente do SBSI, Rui Riso e ainda Pedro Gabriel, jornalista da FEBASE.

Veja abaixo a intervenção do Secretário-geral da UGT na 107ª Sessão Plenária da Conferência Internacional do Trabalho

Ver fotos (Flickr)

Intervenção do Secretário de Estado do Emprego na 107ª CIT da OIT

2018-06-06
Intervenção do Secretário de Estado do Emprego na 107ª CIT da OIT

Reveja a intervenção do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na 107ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza em Genebra.

Assista ao discurso do Secretário de Estado no link abaixo.

Intervenção do Presidente da CIP na 107ª CIT da OIT

2018-06-06
Intervenção do Presidente da CIP na 107ª CIT da OIT

Reveja a intervenção do Presidente da Confederção Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, na 107ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza em Genebra.

Assista ao discurso do Presidente da CIP no link abaixo.

 

UGT na 107ª Conferência da OIT

2018-06-04
UGT na 107ª Conferência da OIT

De 28 de maio a 8 de junho decorre, uma vez mais, em Genebra, sob a égide da OIT, a 107.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, onde são debatidas questões fundamentais no futuro do mundo do trabalho, nomeadamente a violência e o assédio contra as mulheres e os homens no mundo do trabalho, o diálogo social e o tripartismo, e a cooperação eficaz da OIT para o desenvolvimento em apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

A UGT esteve representada na primeira semana pela Secretária Geral Adjunta, Paula Bernardo e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e José Cordeiro.

A estes juntaram-se na segunda semana o Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, a Secretária Executiva, Catarina Tavares, o Presidente do SBSI, Rui Riso e ainda Pedro Gabriel, jornalista da FEBASE.

Lembramos que cabe à UGT fazer a intervenção nesta 107ª conferência em representação dos trabalhadores portugueses, intervenção essa que acontecerá no dia 6 de Junho, às 10h00 e estará a cargo do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva.

Ver fotos (Flickr)