Notícias Internacionais

Comentário da CES ao Pacote da Primavera de 2017 do Semestre Europeu

2017-05-22
 Comentário da CES ao Pacote da Primavera de 2017 do Semestre Europeu

Comentando os "relatórios específicos por país" emitidos hoje pela Comissão Europeia, Katja Lehto Komulainen, Secretária-Geral Adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), disse “é um progresso que a Comissão Europeia esteja a pedir mais investimento público e salários mais elevados em alguns países, incluindo a Alemanha.”

“É contudo muito negativo que a Comissão exija novamente mais austeridade e cortes orçamentais a alguns países, e, por outro lado, limitar aumentos salariais e o investimento público a países com excedentes orçamentais é uma oportunidade desperdiçada.”

“A Europa precisa de mais investimento público e de aumentos de salários para os trabalhadores em toda a União Europeia, para que a recuperação económica seja sentida por todos. A criação de um Tesouro Europeu seria uma forma de aumentar os investimentos.

“É positivo que a Comissão Europeia peça medidas de combate ao trabalho precário em alguns países, incluindo Espanha e Portugal, e na Roménia e na Bulgária o estabelecimento de um mecanismo transparente para a fixação dos salários mínimos, em consulta com os representantes dos empregadores e dos sindicatos. Contudo é preocupante que os salários mínimos sejam tratados de forma tão negativa em Portugal, na França e na Estónia.”

“O enfoque da Comissão Europeia na adequação das pensões e da saúde, nas desigualdades e em sistemas fiscais progressivos, nas competências e no acesso à educação são todos pontos importantes a seguir. Contudo existe ainda um longo caminho a percorrer antes de a política económica da União Europeia promover realmente o crescimento inclusivo e o combate à desigualdade.”

Ver link

UGT condena ataque em Manchester

2017-05-22
UGT condena ataque em Manchester

A UGT expressa toda a sua solidariedade para como o povo e os trabalhadores britânicos, bem como à cidade de Manchester, condenando mais este bárbaro ataque à liberdade.

A UGT apresenta as condolências aos familiares das vítimas e reitera que nada nos deve afastar do combate ao terrorismo e da defesa da dignidade humana.

UGT recebe delegação do sindicato da administração pública sueca "Kommunal"

2017-05-18
UGT recebe delegação do sindicato da administração pública sueca "Kommunal"

Tendo em vista a defesa do serviço público de qualidade e de condições de trabalho dignas para os trabalhadores da administração pública a nível europeu, a UGT recebeu na sua sede uma delegação do sindicato da administração pública sueca "Kommunal".

A reunião com esta organização sindical filiada na LO-Suécia centrou-se essencialmente nas mudanças ocorridas na Suécia, em especial através de diversas privatizações em alguns serviços públicos, que segundo a "Kommunal" estão a por em causa a qualidade do serviço prestado e a degradar as condições de trabalho.

A UGT aproveitou ainda para realçar os recentes acordos alcançados pela FESAP e pelo STE no que diz respeito ao descongelamento de carreiras, assim como o programa de regularização dos trabalhadores precários do Estado.

Aceda AQUI à fotogaleria

CESE debate o estado da Europa em Malta

2017-05-11
CESE debate o estado da Europa em Malta

O Grupo dos Trabalhadores do Comité Económico e Social Europeu (CESE) está reunido em Malta para debater o estado da Europa, o Brexit e o seu impacto para milhares de trabalhadores europeus que trabalham no Reino Unido e muitos milhares de britânicos que trabalham em muitos Estados europeus.

O Primeiro Ministro JOSEPH MUSCAT abriu a conferência durante a tarde com uma intervenção sobre a presidência maltesa e ouviu os elogios sobre a forma como potenciou a discussão do Pilar dos Direitos Sociais.

Ver fotos (Flickr)

CESE - No 1º de Maio nós queremos uma Europa Social forte

2017-05-01
CESE - No 1º de Maio nós queremos uma Europa Social forte

Os representantes da UGT no Comité Económico e Social Europeu, Carlos Silva e João Dias da Silva, juntaram-se à campanha por uma Europa Social mais forte e transmitiram uma mensagem para o Dia Internacional do Trabalhador:

" Neste dia 1 de Maio, vamos todos defender uma Europa Social!"