Notícias Internacionais

2019

São Tomé e Princípe - UGT assina acordo de parceria para a formação profissional

2019-02-06

Uma delegação da UGT, constituída pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, e pelo Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, deslocaram-se a São Tomé e Príncipe, entre os dias 5 e 7 de Fevereiro, para a assinatura de um acordo de parceria para a formação profissional e capacitação do Centro de Formação Budo-Budo.

A UGT, a ANEME/CIP, os parceiros sociais são-tomenses e os governos nacionais dos dois países promoveram esta parceria que prevê o reforço da cooperação no emprego e na formação, com promoção de políticas activas de emprego que visam a melhoria das qualificações dos trabalhadores de São Tomé.

O centro de formação Budo-Budo foi criado em 2003, localizado no bairro que lhe dá o nome, nos arredores da capital, São Tomé, e tem formado milhares de trabalhadores e jovens são-tomenses, promovendo cursos em diversas áreas de actividade profissional, incluindo o apoio à criação de pequenos negócios.

UGT e UNTC-CS promovem debate sobre "O Sindicalismo como forma de aprofundar a Democracia"

2019-02-02

A UGT e o CEFOSAP realizaram, em conjunto com a UNTC-CS, a 30 de Janeiro, um seminário internacional subordinado ao tema “O Sindicalismo como forma de aprofundar a Democracia”.

Do programa, orientado para dirigentes e quadros daquela central sindical Cabo-verdiana, faziam parte temas como “As qualificações dos trabalhadores na melhoria do Diálogo Social”, apresentado pelo Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, e ainda “Desafios e potencialidades da criação do Conselho Económico e Social da CPLP”, desenvolvido pela Secretária Executiva da UGT, Catarina Tavares.

O tema “O Sindicalismo como forma de aprofundar a Democracia”, foi apresentado pelo Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, tendo merecido, da parte dos intervenientes, vivas intervenções.

No encerramento, a cargo da Secretária-Geral da UNTC CS, Joaquina Almeida e Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, foi testemunhado o entusiasmo pela concretização de mais uma iniciativa desta já longa parceria.