UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

UGT recebe candidato presidencial francês, Benoit Hamon

2017-02-17
UGT recebe candidato presidencial francês, Benoit Hamon

A UGT recebeu esta tarde, na sua sede, o candidato socialista às presidenciais francesas, Benoit Hamon.

O candidato deslocou-se a Lisboa, numa visita oficial de dois dias para promover uma série de encontros com partidos políticos e organizações da sociedade civil.

A UGT foi uma das organizações escolhidas por Benoit Hamon para debater as questões sociais e laborais de Portugal.

 

 

Ver fotos (Flickr)

UGT na Cimeira Sindical Ibérica e Conselhos Sindicais Interegionais

2017-02-16
UGT na Cimeira Sindical Ibérica e Conselhos Sindicais Interegionais

A UGT, a congénere portuguesa e as duas centrais sindicais espanholas participam nos dias 15 e 16 de Fevereiro, em Vigo, na 9ª Cimeira Sindical Ibérica.

A UGT fez-se representar pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pelo Secretário Executivo, Sérgio Monte, pela Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, pelos membros do Comité Transfronteiriço, Osvaldo Pinho e Paulo Silva, e pelos dirigentes sindicais César Campos, Helena Ferreira, João da Cruz e Rosa Santos.

Além da análise da situação política, económica, laboral e social na Península Ibérica e na Europa, foram ainda debatidos neste encontro as estratégias comuns de acção sindical dos dois países e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) face à ofensiva da União Europeia contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores. A crise dos refugiados e a resposta europeia à política migratória, bem como a estratégia sindical sobre a iniciativa da OIT “o Futuro do Trabalho” foram outros pontos ema análise.

Ainda durante esta deslocação a Vigo, os representantes sindicais terão também a oportunidade de estar presentes na Assembleia Acto dos Conselhos Sindicais Fronteiriços (CSIR’s) dos dois países.

 

Ver fotos (Flickr)

UGT promove cooperação sindical em Cabo Verde

2017-02-09
UGT promove cooperação sindical em Cabo Verde

O Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, encontra-se em Cabo Verde, para junto dos seus congéneres cabo-verdianos acompanhar o investimento que tem sido feito pela UNTC-CS com o apoio da central portuguesa, na ampliação e renovação da sua sede com novas salas destinadas à formação.

A delegação da UGT aproveitou ainda esta deslocação para promover encontros com várias entidades locais, desde logo a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Dr.ª Helena Paiva e o Presidente do IEFP de Cabo Verde, Dr. Vargas de Melo.

 

Ver fotos (Flickr)

UGT presente no 23º Congresso da UGT - Tunisia

2017-01-23
UGT presente no 23º Congresso da UGT - Tunisia

A Secretária Internacional, Catarina Tavares, representa a UGT no 23º Congresso da União Geral dos Trabalhadores da Tunisia (UGTT).

 O Congresso realiza-se, de 23 a 25 de Janeiro, em Tunis. 

Recordamos que a UGTT foi uma das organizações laureadas com a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2015, integrando o Quarteto de Diálogo para a Tunísia.

Na altura a nossa confederação congratulou-se com a distinção da sua congénere, saudando o papel por si desempenhado na luta pela democracia e pelos direitos fundamentais.