Notícias Internacionais

UGT no 4º Congresso Mundial da Confederação Sindical Internacional (CSI)

2018-12-04
UGT no 4º Congresso Mundial da Confederação Sindical Internacional (CSI)

A UGT, filiada na Confederação Sindical Internacional (CSI), participa no 4º Congresso desta organização, que se realiza em Copenhaga, na Dinamarac, entre os dias 2 e 7 de Dezembro de 2018.

A UGT participa neste Congresso, que este ano decorre sob o lema "Mudar as Regras - reforçar o Poder dos Trabalhadores", com uma delegação composta pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pela Secretária Executiva, Paula Viseu, e pela Presidente da Ala de Quadros, Elizabeth Barreiros.

Parabéns! Pilar Europeu dos Direitos Sociais tem um ano

2018-11-16
Parabéns! Pilar Europeu dos Direitos Sociais tem um ano

Comemora-se um ano sobre a cimeira em Gotemburgo, nessa cimeira a CE, os líderes europeus e os parceiros sociais comprometeram-se a colocar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS) num local central da agenda política. Este foi o primeiro passo na implementação de um conjunto de iniciativas e de políticas destinadas a ter um impacto positivo na vida das pessoas e a restaurar a ideia da Europa dos Cidadãos. Depois de um período em que a agenda política foi dominada até à exaustão por questões financeiras e em que a Europa se tornou fonte de austeridade é importante que os cidadãos voltem a sentir confiança na Europa.

A implementação do Pilar Social exige vontade política e financiamento adequado que esperamos seja devidamente concretizado no orçamento da U.E. de 2021-2027.

A UGT reconhece que a Comissão Europeia fez um trabalho importante ao propor iniciativas que visavam o equilíbrio entra a vida profissional e familiar, assegurar a todos os trabalhadores maior transparência e previsibilidade nas condições de trabalho, e uma Autoridade Europeia do Trabalho que poderá contribuir para uma mobilidade mais justa e para combater o dumping social.

Neste primeiro aniversário do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a UGT considera que a melhor comemoração são os passos concretos no sentido de tornar realidade os compromissos assumidos no papel, neste sentido saudamos a aprovação do relatório Chambon sobre a Transparência e Previsibilidade das Condições de Trabalho, no Parlamento Europeu, são passos como este que permitirão à Europa ocupar um lugar no coração dos Europeus.

UGT condena assassínio de sindicalista turco

2018-11-14
UGT condena assassínio de sindicalista turco

A UGT condena veementemente o assassínio de Abullhah Karacan, presidente do sindicato Lastik-Is (DISK), durante uma visita à fábrica da Goodyear, em Adapazari (Turquia).

Nesta hora de dor e revolta saudamos os sindicalistas turcos pela sua coragem e endereçamos as nossas condolências aos familiares das vítimas. Apelamos às autoridades turcas para que este crime não fique sem castigo.

Abullhah Karacan era um líder sindical altamente respeitado, tendo conseguido conquistar uma vitória significativa contra o trabalho precário, persuadindo as empresas multinacionais de pneus a acabar com as operações de outsourcing na Turquia. O sindicato a que presidia - Lastik-Is (DISK) – é uma organização sindical filiada na Confederação Sindical Internacional (CSI).

CESE debate as “Ameaças e desafios externos enfrentados pela União Europeia"

2018-10-17
CESE debate as “Ameaças e desafios externos enfrentados pela União Europeia"

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) está hoje reunido em sessão plenária, no edifício Charlemagne, em Bruxelas. Federica Mogherini, (na foto) a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia, vai intervir sobre “Ameaças e desafios externos enfrentados pela União Europeia”.

UGT promove conferência internacional com a presença inédita do Director-geral da OIT

2018-10-16

A UGT realizou no dia 15 de Outubro, na sua sede, uma conferência internacional ao mais alto nível que contou com a presença inédita, numa iniciativa organizada por um parceiro social, do Director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.

Esta iniciativa promovida no âmbito das comemorações do 40º aniversário da central sindical teve como objetivo principal reflectir sobre o futuro do trabalho, sobre as lutas na construção de uma Europa mais justa e mais solidária, bem como o papel da UGT na Europa e os desafios do movimento sindical na construção do modelo social europeu.

Antes da aguardada intervenção do Director-geral da OIT, a manhã contou na sessão de abertura com as intervenções do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, seguido do painel dedicado ao tema “40 anos de luta pela Europa Social” que teve como principais oradores o ex-Secretário-geral da UGT, João Proença, o ex-Secretário-geral adjunto da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Jean Lapeyre, o ex-presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Georges Dassis, e a Directora da ACTRAV/OIT, Helena André.

Seguiu-se o período da tarde que começou com o discurso do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, seguindo-se a tão esperada intervenção de Guy Ryder sobre “O Centenário da OIT e o Futuro do Trabalho”.

A tarde terminou com um painel repleto de dirigentes sindicais e representantes dos trabalhadores a nível europeu, com destaque para o Secretário-geral da CES, Luca Visentini, que teve acompanhado no debate pela Presidente do Grupo dos Trabalhadores do CESE, Gabriele Bischoff, de Nilton Souza, Secretário-geral da ADS-Américas, e também do Secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE) e membro do CESE, João Dias da Silva.

Este encontro encerrou com o discurso da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso.

Ver fotos (Flickr)