UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2020

OIT - Parar a pandemia: Segurança e Saúde no trabalho pode salvar vidas

2020-04-28
OIT - Parar a pandemia: Segurança e Saúde no trabalho pode salvar vidas

Além da crise imediata de ameaça à saúde pública provocada pela COVID-19, o mundo do trabalho está a ser profundamente afetado pela pandemia, com impactos económicos e sociais severos que se refletem num aumento do desemprego devido ao encerramento de muitas empresas, com redução dos meios de subsistência e do bem-estar de milhões de pessoas no longo prazo. Nos países e regiões afetadas existe também a preocupação em retomar a atividade de forma a garantir e sustentar os progressos alcançados para conter a propagação. 

De acordo com a OIT, governos, empregadores, trabalhadores/as e suas organizações enfrentam enormes desafios enquanto tentam combater a pandemia de COVID-19 e proteger a segurança e a saúde nos locais de trabalho. Em declarações recentes, o diretor- geral da Organização Internacional do trabalho, Guy Ryder sublinhou que são necessárias “medidas especiais para proteger os milhões de profissionais de saúde e de outros/as trabalhadores/as que arriscam a vida todos os dias”. 

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho celebra-se, no dia 28 de abril, em todo o mundo. A OIT anunciou que o tema deste ano, irá centrar-se nos surtos de doenças infeciosas no trabalho, como a pandemia COVID-19. O objetivo é apelar à união de esforços de todos os atores do mundo do trabalho para encontrar soluções eficazes e sustentáveis e estimular o diálogo tripartido nacional sobre segurança e saúde no trabalho. 

A Organização Internacional do Trabalho pretende, deste modo, sensibilizar para a adoção de práticas seguras nos locais de trabalho e para o papel que os serviços de segurança e saúde no trabalho (SGSST) desempenham.

(Fonte:OIT)

Mais informação aqui 

Outros materiais informativos: