UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2018

UGT promove campanha de segurança e saúde no trabalho no sector da Educação

2018-05-06
UGT promove campanha de segurança e saúde no trabalho no sector da Educação

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT organizou no dia 4 de Maio uma conferência de apresentação da campanha que tem sido objecto de sensibilização e informação junto dos trabalhadores do sector da Educação.

Porque a área da Educação e os profissionais que nela desenvolvem a sua actividade profissional, continuam a sofrer da ausência de prevenção de riscos profissionais, a UGT entende ser fundamental criar uma verdadeira cultura de prevenção começando pela sensibilização e informação, visando a alteração de comportamentos dos professores, educadores, formadores e pessoal não docente sobre Segurança e Saúde no Trabalho.

Esta conferência contou com a presença da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, e dos Secretários Executivos, Vanda Cruz e José Cordeiro, bem como de vários representantes de diferentes organismos que abordaram as questões dos problemas relacionados com o uso da voz, o stress no trabalho, a prevenção dos riscos psicossociais e a promoção da segurança e saúde no trabalho.

Veja a fotogaleria no link abaixo

Consulte também abaixo todos os materiais e documentos da campanha

Ver fotos (Flickr)

Relatório OIT "Melhorar a Segurança e a Saúde dos Trabalhadores Jovens"

2018-04-28
Relatório OIT "Melhorar a Segurança e a Saúde dos Trabalhadores Jovens"

Foi recentemente publicado em português o relatório da OIT para o Dia Mundial da Segurança e Saúde  no Trabalho 2018 - "MELHORAR A SEGURANÇA E A SAÚDE DOS TRABALHADORES JOVENS".

A OIT preparou este relatório visando a promoção de uma nova geração de trabalhadores mais segura e saudável, tendo por objetivo descrever os riscos para a segurança e saúde no trabalho (SST) enfrentados pelos trabalhadores jovens, bem como incentivar o diálogo mundial sobre a necessidade de melhorar a SST deste grupo de trabalhadores.

No relatório são analisados os fatores que contribuem para o aumento dos riscos profissionais com que os jovens se confrontam e enunciadas medidas legais, políticas e práticas que podem contribuir para a diminuição daqueles riscos.

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho - Geração Segura e Saudável

2018-04-28
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho - Geração Segura e Saudável

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho associa-se, este ano de 2018, ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e terá como destinatários principais os trabalhadores mais jovens sob o mote “Generation Safe & Healthy” – “Geração Segura e Saudável”.

A campanha tem o objetivo de acelerar o trabalho para atingir a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 8.8 de ambientes de trabalho protegidos e seguros para todos os trabalhadores até 2030 e uma meta ODS de 8.7 para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025. Atingir estes objetivos para benefício da próxima geração de força de trabalho global requer uma abordagem concertada e integrada no sentido de eliminar o trabalho infantil e de promover uma cultura de prevenção na saúde e segurança no trabalho (SST).

Leia o comunicado da OIT na íntegra no link abaixo

Campanha sobre SST dirigida aos trabalhadores do sector da Educação

2018-04-27
Campanha sobre SST dirigida aos trabalhadores do sector da Educação

A área da educação e os profissionais que nele desenvolvem a sua atividade profissional constitui, no nosso entender, um dos setores que lamentavelmente continua a descoberto em matéria de prevenção de riscos profissionais. Com efeito, persiste um elevado grau de desconhecimento relativamente a questões concretas, como sendo os direitos em matéria de SST e reparação de danos que assistem a estes trabalhadores, principalmente do pessoal não docente.

Na criação de uma verdadeira cultura de prevenção, importa atuar na interiorização de comportamentos e atitudes dirigidos à Prevenção, a qual deve desenvolver-se mesmo antes da entrada na vida ativa, ou seja, a Cultura de Prevenção deve começar a ser construída nas escolas sensibilizando e motivando desta forma os jovens – futuros trabalhadores – para a Prevenção da sua Segurança e Saúde.

Por esta razão, torna-se fundamental acelerar o processo de sensibilização e de informação da comunidade escolar para os riscos que o mundo laborar encerra, promovendo uma efetiva informação e sensibilização de professores, educadores, formadores e pessoal não docente sobre SST, alargando assim as suas competências neste âmbito, por forma a serem efetivos agentes de prevenção junto dos jovens que se encontram a realizar o seu percurso escolar.

Para este efeito, a UGT realiza uma conferência com vista a abordar os principais riscos profissionais a que estes profissionais se encontram expostos, nomeadamente: referencial de direitos e deveres; prevenção das Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho; problemas relacionados com o uso da voz e stress no trabalho.

Em simultâneo, iremos desenvolver um conjunto de ações de informação e sensibilização para a promoção da eleição de Representantes dos Trabalhadores para a SST neste setor.

Consulte no link abaixo o programa da conferência

ETUI - Cumprir as regras. Condições de trabalho em ambientes digitais

2018-03-19
ETUI - Cumprir as regras. Condições de trabalho em ambientes digitais

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT efectuou a tradução de um documento, da autoria de Gérard Valenduc, professor honorário na Universidade de Namur.

Ao longo das últimas duas décadas as novas tecnologias têm gradualmente vindo a formar um “novo mundo do trabalho”. Estes novos ambientes de trabalho estão a confrontar os trabalhadores e as respetivas organizações com um conjunto amplo de desafios.

Leia atentamente o documento no link abaixo

(Nota: Tradução da responsabilidade da UGT)