UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2018

Tudo o que precisa de saber sobre nanomateriais

2018-03-19
Tudo o que precisa de saber sobre nanomateriais

Dada a escassez de informação em Portugal relativamente à utilização de nanomateriais, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT, através do Instituto Sindical Europeu (ETUI) traduziu um conjunto de documentos sobre esta temática.

Consulte abaixo os documentos, apresentações e infografias.

(Nota: Tradução da responsabilidade da UGT)

UGT promove o debate sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho

2018-02-28
UGT promove o debate sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT realizou hoje a última de um ciclo de conferências dedicada ao tema da prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral Adjunto da central, Sérgio Monte, que na sua intervenção firmou as preocupações da UGT na promoção de locais de trabalho mais seguros e saudáveis. Para o dirigente sindical, a questão da prevenção do consumo de psicotrópicos é uma matéria que deve ser devidamente regulamentada nas sedes dos organismos tripartidos onde a UGT tem assento.

Ainda na sessão de abertura marcaram presença a nova inspetora-geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Luísa Guimarães, que revelou à plateia constituída essencialmente por jovens, qual o papel da sua organização na prevenção e na determinação de linhas orientadoras no âmbito desta problemática.

Mafalda Troncho foi outra das oradoras convidadas na sessão de abertura e apresentou sumariamente o que é a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o papel da mesma enquanto organismo tripartido, na consolidação de políticas e programas dirigidas ao álcool e outras drogas. Segundo a diretora dos Escritórios de Lisboa da OIT, os vários problemas causados pelo consumo de substâncias psicotrópicas no local de trabalho custam não só milhares de vidas de trabalhadores, em consequência de acidentes de trabalho, como custam à economia mundial milhares de milhões de dólares todos os anos.

Terminada a sessão de abertura, tomaram o lugar vários profissionais e peritos de proveniência institucional variada que nas suas intervenções demonstraram as suas preocupações e os desafios que se colocam nas diferentes situações de prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho.

Consulte abaixo os documentos desenvolvidos no âmbito da campanha

Ver fotos (Flickr)

UGT à conversa sobre... Cigarros Clássicos, electrónicos ou aquecidos

2018-01-31
UGT à conversa sobre... Cigarros Clássicos, electrónicos ou aquecidos

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT organizou no passado dia 30 de janeiro, mais um encontro informal entre dirigentes sindicais e trabalhadores onde apresentou o tema das novas formas de consumo de tabaco e os respetivos riscos.

Para debater este tema “Cigarros clássicos, eletrónicos ou aquecidos: Novas formas, menos riscos?” foi convidada a pneumologista, Ana Figueiredo, que na sua breve apresentação abordou a história do tabaco até aos nossos dias, incluindo a aplicação de novas tecnologias; os efeitos do consumo de tabaco tradicional, deixando alguns alertas sobre as novas formas de consumo e destacando o facto de que nenhum método é realmente seguro. A especialista confirmou que não existem até ao momento quaisquer estudos sobre os efeitos dos novos cigarros para os fumadores e para o meio ambiente.

Numa sessão bastante participada, a plateia partilhou experiências sobre as dificuldades em deixar do vício do consumo do tabaco, bem como os métodos de ajuda existentes para deixar de fumar. 

Ver fotos (Flickr)

UGT debate o tema dos nanomateriais e as suas implicações na segurança e saúde no trabalho

2018-01-27
UGT debate o tema dos nanomateriais e as suas implicações na segurança e saúde no trabalho

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT organizou no dia 26 de Janeiro, mais uma sessão de esclarecimento destinada a dirigentes sindicais e trabalhadores interessados sobre a temática dos nanomateriais nos locais de trabalho e as suas implicações na saúde dos trabalhadores.

Para abordar este tema, a UGT convidou a coordenadora do Ponto Focal nacional da EU-OSHA, Emília Telo, que numa conversa informal esclareceu os participantes sobre o que são nanomateriais, quais as suas implicações aquando da sua manipulação na saúde dos trabalhadores, bem como os seus impactos ambientais.

No mesmo dia, a UGT lançou um guia onde são dadas informações sobre esta temática  e as suas implicações na actividade laboral.

Pode consultar o Guia em: https://www.ugt.pt/comunicados/comunicados-846?ano=9999

Ver fotos (Flickr)

UGT apresenta campanha para a Eleição de RT em SST em Setúbal

2018-01-23
UGT apresenta campanha para a Eleição de RT em SST em Setúbal

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, coordenado pela Secretária Executiva, Vanda Cruz, tem desenvolvido várias iniciativas em todo o País para a divulgação da Campanha para a Eleição de Representantes dos Trabalhadores nesta área.

O último encontro teve lugar em Setúbal, no passado dia 19 de Janeiro, e contou com a presença da Secretária Executiva da UGT, que junto dos elementos do Conselho Geral daquela união explicou os objectivos e a importância desta medida na melhoria das condições de segurança e saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Recorde-se que esta campanha que tem como objectivo desencadear processos eleitorais nesta área, arrancou no passado dia 19 de Outubro, e tem contado com a participação de todas as uniões distritais.

A eleição dos Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho (RT SST) constitui uma prioridade da UGT, na medida em que estes agentes da prevenção constituem um elemento chave para a promoção de melhores condições de Segurança e Saúde nos locais de trabalho.

A participação dos trabalhadores e trabalhadoras no domínio da Segurança e da Saúde não constitui apenas um Direito, é um pressuposto fundamental para garantir a eficácia da gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho por parte dos empregadores.

Esta atividade deve ser encarada pelos sindicatos como uma prioridade na ação, pois, assim, contribuiremos para tornar os locais de trabalho mais seguros e saudáveis.

Ver fotos (Flickr)