UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2021

ETUI | A Europa está a caminhar para o eclipse dos "riscos psicossociais" no trabalho?

2021-07-26
ETUI | A Europa está a caminhar para o eclipse dos "riscos psicossociais" no trabalho?

Numa altura em que ninguém pode contestar a crescente importância dos "riscos psicossociais" e em que a própria utilização desta expressão para estes riscos se está a tornar rotineira, nos círculos europeus está a desenvolver-se e a solidificar-se uma mudança semântica para o tema mais inclusivo da saúde mental. Sob o pretexto de alargar o debate, a expressão "riscos psicossociais" está a ser eclipsada, resultando na remoção ou marginalização da ligação com as condições de trabalho e de emprego de onde provêm.

 

Leia o documento de reflexão da ETUI no link abaixo

C.E | Quadro Estratégico da UE para a SST 2021-2027 - Segurança e Saúde no Trabalho num mundo de trabalho em mudança

2021-06-29
C.E | Quadro Estratégico da UE para a SST 2021-2027 - Segurança e Saúde no Trabalho num mundo de trabalho em mudança

A pandemia COVID-19 demonstrou como a Saúde e a Segurança no Trabalho (SST) são cruciais para proteger a saúde dos trabalhadores, para o funcionamento da nossa sociedade e para a continuidade de atividades económicas e sociais.

Neste contexto, a Comissão renovou hoje o seu compromisso de atualizar as regras de Segurança e Saúde no Trabalho, adotando um novo Quadro Estratégico da UE em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho 2021-2027.

Estabelece as ações-chave necessárias para melhorar a Saúde e a Segurança dos trabalhadores nos próximos anos.

Esta nova estratégia centra-se em três objetivos transversais, nomeadamente, a gestão das mudanças introduzidas pelas transições verdes, digitais e demográficas, bem como as alterações ao ambiente de trabalho tradicional, a melhoria da prevenção de acidentes e doenças e o aumento da preparação para eventuais crises futuras.

Leia o Comunicado da Comissão Europeia na integra no link abaixo

ETUI | Empregos de qualidade - Proteger a saúde ao combater o trabalho precário

2021-06-24
ETUI | Empregos de qualidade - Proteger a saúde ao combater o trabalho precário

O Plano de Ação para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (EPSR), apresentado em 4 de março de 2021, observa corretamente a importância de enfrentar as precárias condições de trabalho dos trabalhadores móveis e dos trabalhadores de plataformas. Mas há mais a considerar. Nas últimas décadas, o número de pessoas, especialmente mulheres, em trabalho precário aumentou (Buckingham et al. 2020). 

No entanto, o Plano de Ação carece de uma narrativa abrangente que aborde estes problemas, bem como de um conjunto de ações de combate a todas as formas de trabalho precário (CES 2021). Dada a ligação comprovada entre a saúde e as condições de trabalho, este resumo de política argumenta que os Estados-Membros devem prestar maior atenção à abordagem do trabalho precário na implementação do Plano de Ação.

Leia o documento na integra no link abaixo

ETUI | Teletrabalho após a pandemia Covid-19 - Permitir condições para uma transição bem-sucedida

2021-06-24
ETUI | Teletrabalho após a pandemia Covid-19 - Permitir condições para uma transição bem-sucedida

Até recentemente, o teletrabalho tem sido mais lento a apropriar-se daquilo que muitos previram quando a tecnologia de trabalho remoto surgiu pela primeira vez. Essa inércia reflete provavelmente culturas de trabalho intransigentes, bem como a falta de interesse dos empregadores em investir nas práticas de tecnologia e gestão necessárias para operar uma tele-força de trabalho. 

No entanto, o teletrabalho de repente experimentou um aumento, como consequência das medidas implementadas para proteger as pessoas do vírus Covid-19. No espaço de um ano, a percentagem de trabalhadores que trabalham pelo menos ocasionalmente em casa aumentou de 11% para 48% (Eurostat 2019; Fundação Dublin 2020). 

Estes dados parecem indicar que um grande número de trabalhadores e empregadores estão, com toda a probabilidade, a enfrentar novos desafios para lidar com a mudança repentina para o teletrabalho.

Há um consenso crescente de que é improvável que o teletrabalho retorne aos níveis pré-pandemia após esta pandemia, esperando-se antes que se venha a estabelecer. Se o teletrabalho está aqui para ficar, é essencial que as empresas e os formuladores de políticas entendam os desafios associados a esta forma moderna de organizar o trabalho.

Leia o documento da ETUI na íntegra no link abaixo

A Segurança e Saúde são um direito fundamental do trabalho

2021-04-28
A Segurança e Saúde são um direito fundamental do trabalho

A UGT, em consonância com todos os parceiros da Confederação Sindical Internacional e todos aqueles que se associam a esta efeméride, reafirma a viva-voz que esta jornada representa um momento de reflexão ímpar no mundo do trabalho e na sociedade em geral.

Lembramos todos os trabalhadores e trabalhadoras que perderam as suas vidas no trabalho, ou que sofreram doenças relacionadas com o trabalho.

Renovamos os nossos esforços para continuarmos a lutar por locais de trabalho seguros e saudáveis.

Descarregue os materiais produzidos pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho para assinalar este dia nos links abaixo