UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2020

Semana Europeia de Ação para a Saúde – Luta pela Saúde e cuidados para além da pandemia

2020-10-29
Semana Europeia de Ação para a Saúde – Luta pela Saúde e cuidados para além da pandemia

O principal objetivo da mobilização é lembrar os empregadores e políticos que as promessas feitas aos profissionais de saúde e serviços sociais durante a pandemia, incluindo um aumento no salário, o direito a condições de trabalho justas e o direito à liberdade de expressão devem ser mantidos.

Hoje é mais urgente do que nunca mobilizar: o surto de Coronavirus mostra-nos a importância dos nossos cuidados de saúde públicos para a proteção da população europeia: enquanto muitos de vós também estão envolvidos nas discussões sobre como reformar os cuidados de saúde com base nas lições aprendidas na pandemia, é hora de tornar as nossas prioridades visíveis, coordenadas e lembrar a todos que a diferença entre uma pandemia devastadora e uma doença bem controlada são os trabalhadores da linha da frente que lindam com ela.

A semana de ação decorrerá na ultima semana de outubro, nomeadamente dia 29 de outubro será o dia central da semana de mobilização: também coincidirá com o Dia de Ação Global da CSI, “Invest In Care”. Hoje a EPSU (European Public Service Union) organiza uma ação em Bruxelas. Haverá ações em outras cidades europeias dando seguimento às mobilizações que têm ocorrido nos últimos meses.

Esta semana de ação pretende ampliar as mobilizações e atividades dos sindicatos de trabalhadores da saúde e dos serviços sociais. Na verdade, a possibilidade de coordenar e concentrar ações numa semana dará uma oportunidade sem precedentes para demonstrar as prioridades nacionais e europeias sindicais , em conjunto, transmitindo uma mensagem forte de solidariedade, unidade e coesão.