UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2020

UGT assinala o Dia Mundial do Ambiente

2020-06-05
UGT assinala o Dia Mundial do Ambiente

Ao assinalarmos este dia mundial do ambiente devemos ter em atenção a pandemia COVID-19, devendo ser encarada como um alerta para outras crises, tais como a perda de biodiversidades, as alterações climáticas, a escassez de água, a pobreza e as desigualdades sociais.

O compromisso assumido no combate às alterações climáticas, tendo por base a descarbonização e uma transição justa para uma economia verde tem quem ser honrado.

Numa altura em que se prepara a retoma económica, não podemos cair nos erros do passado…o paradigma tem de ser alterado, deve haver uma forte aposta numa economia verde.

É importante a reconversão requalificação dos trabalhadores que serão afetados pela transição tecnológica numa sociedade menos dependente do consumo intensivo de recursos naturais, renováveis e não renováveis, nomeadamente os combustíveis fósseis.

Nesse sentido, devem ser criadas linhas de apoio que fomentem “empregos verdes” em linha com o que se prepara para propor o Fórum de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a realizar em julho próximo.

Não há planeta B!