UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2019

UGT assinala Dia Mundial da Saúde Mental

2019-10-10
UGT assinala Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental.

Trabalhar, para além de pretender satisfazer as necessidades financeiras dos indivíduos também é positivo para a saúde mental, mas em ambiente saudável. 

Problemas como o stress relacionado com o trabalho, bem como os restantes riscos psicossociais são um calvário que muitos trabalhadores enfrentam todos os dias. 

A UGT defende que é imperativo que os empregadores façam uma correta avaliação dos riscos psicossociais nos locais de trabalho, pois a aposta na prevenção é a chave para a transformação de ambientes de trabalho negativos em ambientes motivadores e saudáveis. 

Situações como stress, depressão, absentismo, presentismo, problemas relacionados com o sono, dores musculares, problemas cardiovasculares, suicídio, estão fortemente relacionados com ambientes de trabalho tóxicos, trazendo fortes consequências para a saúde dos trabalhadores, muitas vezes impossíveis de reparar, assim como perdas financeiras consideráveis. 

Estamos todos convocados para a missão de pugnar pela efectivação da lei no que toca à correta avaliação dos riscos psicossociais prevenindo situações nefastas para a saúde dos trabalhadores!!!