UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2018

UGT promove o debate sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho

2018-02-28
UGT promove o debate sobre a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT realizou hoje a última de um ciclo de conferências dedicada ao tema da prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral Adjunto da central, Sérgio Monte, que na sua intervenção firmou as preocupações da UGT na promoção de locais de trabalho mais seguros e saudáveis. Para o dirigente sindical, a questão da prevenção do consumo de psicotrópicos é uma matéria que deve ser devidamente regulamentada nas sedes dos organismos tripartidos onde a UGT tem assento.

Ainda na sessão de abertura marcaram presença a nova inspetora-geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Luísa Guimarães, que revelou à plateia constituída essencialmente por jovens, qual o papel da sua organização na prevenção e na determinação de linhas orientadoras no âmbito desta problemática.

Mafalda Troncho foi outra das oradoras convidadas na sessão de abertura e apresentou sumariamente o que é a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o papel da mesma enquanto organismo tripartido, na consolidação de políticas e programas dirigidas ao álcool e outras drogas. Segundo a diretora dos Escritórios de Lisboa da OIT, os vários problemas causados pelo consumo de substâncias psicotrópicas no local de trabalho custam não só milhares de vidas de trabalhadores, em consequência de acidentes de trabalho, como custam à economia mundial milhares de milhões de dólares todos os anos.

Terminada a sessão de abertura, tomaram o lugar vários profissionais e peritos de proveniência institucional variada que nas suas intervenções demonstraram as suas preocupações e os desafios que se colocam nas diferentes situações de prevenção do consumo de substâncias psicoactivas nos locais de trabalho.

Consulte abaixo os documentos desenvolvidos no âmbito da campanha

Ver fotos (Flickr)