UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho

2016

Conferência - "Prevenção de doenças cancerígenas relacionadas com o trabalho”

2016-05-25
Conferência - "Prevenção de doenças cancerígenas relacionadas com o trabalho”

A UGT está representada pela Secretária Executiva, Vanda Cruz, na conferência sobre "Prevenção de doenças cancerígenas relacionadas com o trabalho” promovida pela Presidência Holandesa, no âmbito da campanha que o movimento sindical europeu desenvolveu, apoiando esta iniciativa, e na qual a UGT disse presente, para que a prevenção do cancro ocupacional sob exposição dos trabalhadores a substâncias cancerígenas, seja mais eficaz.

A UGT defende uma revisão necessária da Diretiva relativa aos agentes cancerígenos e mutagénicos (DCM), sobre a qual a Comissão Europeia, a 13 de maio, anunciou que tinha finalmente como proposta, uma lista de valores-limite para 13 agentes químicos prioritários.

No decorrer da conferência em Amsterdão, a 23 de maio, Marianne Thyssen, Comissária do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral anunciou que estava em condições de aumentar a lista para 25 agentes químicos, a incluir na Diretiva até ao final de 2016.

A UGT saúda a intenção manifestada pela Comissária Europeia, indo de encontro às pretensões do movimento sindical europeu e do ministro do Emprego holandês, Lodewijk Asscher, que fez deste assunto uma prioridade da Presidência da UE em 2016.

Aceda aqui à fotogaleria da conferência

"Conversas sobre..." - Prevenção de riscos profissionais

2016-05-13
"Conversas sobre..." - Prevenção de riscos profissionais

O departamento de Saúde e Segurança no trabalho em colaboração com a UGT - Algarve organiza uma conferência no dia 13 de Maio às 15h30 no Município de Olhão para discutir a prevenção dos riscos profissionais.

Esta sessão contará com a presença da Drª Susana Silva, assim como da Secretária Executiva da UGT, Vanda Cruz, responsável pelo departamento de SST.

 

 

UGT assinala Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

2016-04-28
UGT assinala Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT, promoveu hoje uma iniciativa para assinalar o dia 28 de Abril, "Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho", consagrado pela resolução nº 44/2001 da Assembleia da República,que determinou que o dia 28 de Abril fosse oficialmente consagrado  como  o “Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho”,  a UGT foi uma das principais mentoras para que este dia fosse também assinalado oficialmente em Portugal. Esta resolução colocou Portugal na vanguarda dos países que até ao momento consagram oficialmente este dia.

Esta data adquiriu um significado especial em 1914, à 102 anos precisamente, quando o Canadá compensou as doenças profissionais e a sinistralidade  laboral.

Considerando que o dia 28 de Abril  em termos do movimento  sindical Mundial e Europeu,  CSI-ETUC (CSI-Confederação Sindical Internacional e ETUC-Confederação Europeia de Sindicatos), se reveste da maior importância, sendo assinalado pelo 20º ano consecutivo como o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho. Em 1996 nas Nações Unidas, foi pela primeira vez assinalada a comemoração de cariz internacional, onde foi aceso um memorial para recordar todos os trabalhadores e trabalhadoras que perderam a vida enquanto trabalhavam ou contraíram doenças profissionais. Com esta primeira jornada mundial de luto, estava consagrado o Dia Internacional de Luto pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais. Para este ano a mensagem do movimento sindical mundial associado a este dia é “Um sindicalismo forte, uma legislação firme para promover a segurança e saúde no Trabalho”, à o qual a UGT se associou desde a primeira hora.

A UGT homenageou com uma largada de balões as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais sendo associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido em todo o mundo pela OIT tendo efetivado a consagração do dia 28 de Abril, desde 2003, tendo tido um grande contributo do movimento Sindical para que esta data não passe despercebida. Também a OIT escolhe temas diferentes todos os anos para assinalar este dia, o tema deste ano é “Stresse no trabalho: um desafio coletivo”.

Aceda aqui à fotogaleria

Aceda aqui ao Vídeo

Campanha - Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho

2016-04-28
Campanha - Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho

O departamento de Segurança e Saúde no Trabalho lançou no âmbito do Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho uma campanha de sensibilização sobre os trabalhadores mortos enquanto exerciam as suas funções laborais.

Paralelamente elaborou um questionário para que possa avaliar se sofre de situações de stress no local de trabalho e se essa situação o está a afetar.

Descarregue o questionário e faça o teste.

Nanomateriais: Comissão ignora a intensão do Parlamento, do Conselho e dos Sindicatos

2016-04-27

A Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) afirma que a decisão da Comissão Europeia de criar um Observatório da UE para os nanomateriais, em vez de um registo, deixa de proteger os trabalhadores dos riscos para a saúde, não contribuindo de forma alguma para a rastreabilidade dos nanomateriais, para a transparência ou para a responsabilidade da indústria.