UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2016

UGT na Áustria para debater o futuro do Diálogo Social na Europa

2016-11-16
UGT na Áustria para debater o futuro do Diálogo Social na Europa

A UGT, representada pelo seu Secretário-Geral, Carlos Silva, o Secretário-Geral adjunto, Luís Correia, e a Secretária Internacional, Catarina Tavares, está na Áustria para participar em reuniões de trabalho com os homólogos austríacos, mas também com elementos do Governo daquele país.

Na quinta-feira, dia 17,pela manhã, a delegação da Central esteve reunida com o líder sindical da construção civil da OGB e deputado no Parlamento austríaco do SPO, Josef Muchitsch, para debater questões relacionadas com o trabalho. Logo a seguir, a comitiva da UGT deslocou-se à sede da homóloga OGB para reunir com o seu presidente, Erich Foglar. E durante a tarde houve ainda tempo para um encontro com o Ministro Federal do Trabalho, dos Assuntos Sociais e da Proteção dos Consumidores, Stoger Alois.

Mais tarde, a finalizar a jornada, Carlos Silva foi um dos preletores num debate organizado pela OGB sobre o futuro da Europa Social que contou também com as participações do presidente da Central austríaca, Erich Foglar, e o Secretário- geral da Federação Industrial austríaca, Christoph Neumayr, entre outras personalidades.

Neste encontro pretendeu-se analisar a falta de confiança das pessoas na União Europeia, como consequência da crise económica, que resultou em elevados níveis de desemprego, em cortes nos orçamentos nacionais, nos sistemas de proteção social e numa redução dos direitos dos trabalhadores. Como pode a União Europeia retomar o caminho do crescimento e do emprego e qual o futuro do Diálogo Social na Europa foram alguns dos temas abordados pelos convidados.

Já na passada quarta-feira, a comitiva da UGT esteve reunida com o governador do Banco Central Austríaco, Ewald Nowotny.

Ver fotos (Flickr)

UGT recebe delegação da CGT

2016-09-01
UGT recebe delegação da CGT

A UGT recebeu esta Quinta-Feira uma delegação da Confédération Générale du Travail (CGT), liderada por Philippe Martinez, Secretário-Geral da CGT.

Este encontro teve como objetivo a apresentação de cumprimentos entre as duas organizações sindicais, e uma troca de ideias sobre os atuais contextos económicos e sociais dos dois países.

Acede AQUI à fotogaleria

UGT recebe missão da OCDE

2016-08-29
UGT recebe missão da OCDE

A UGT recebeu hoje uma missão da OCDE, chefiada pelo Dr. Álvaro Santos Pereira, Diretor do Departamento de Estudos Económicos, no quadro da preparação do Relatório Económico da OCDE sobre Portugal para 2016.

Nesta reunião, a UGT teve oportunidade de apresentar à OCDE a sua visão sobre a atual situação económica e social, tendo sido abordado um conjunto de matérias centrais para o futuro do País, tais como a melhoria das qualificações dos portugueses, a dinamização da negociação coletiva, a melhoria dos rendimentos e a redução das desigualdades bem como ainda a estabilização do sistema bancário e financeiro nacional.


Acede AQUI à fotogaleria

 

UGT recebe delegação da LO-Noruega

2016-08-26
UGT recebe delegação da LO-Noruega

A UGT recebeu na sua sede, uma delegação da Norwegian Confederation of Trade Unions (LO), liderada pela Sra. Gerd Kristiansen, Presidente da LO, acompanhada por Sr. Tor-Arne Solbakken e o Sr .Hans Cristian Gabrielsen, 1º e 2º Vice-Presidentes respetivamente, Sra. Peggy A. Hessen Følsvik, 1ª Secretária, e pelos Secretários, Sr. Terje Olav Olsson, Sra. Trude Tinnlund, Sr. Are Tomasgard e a Sra. Renée Rasmussen.

Este encontro teve como objetivo a troca de cumprimentos entre as duas organizações e a análise de várias matérias sindicais, sociais e económicas.

Acede AQUI à fotogaleria

UGT abordou intervenção financeira externa em Portugal em almoço informal com o FMI

2016-08-03
UGT abordou intervenção financeira externa em Portugal em almoço informal com o FMI

Uma delegação da UGT liderada pelo Secretário Geral, Carlos Silva, e da qual fizeram parte o Secretário Geral Adjunto, Luís Correia e o Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita reuniu em Washington, no dia 2 de Agosto com Subir Lall, chefe da missão do FMI em Portugal.

A delegação do FMI esteve ainda composta por Dmitry Gershenson, responsável pela área do crescimento económico e ainda Matthew Gaertner, responsável pela área das reformas estruturais, fiscais e laborais.

Neste almoço/reunião foram abordados de forma informal os diversos aspectos e impactos da intervenção do FMI em Portugal e que oportunamente serão transmitidos ao Governo.