UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

Grupo sindical português no CESE

2015-11-04
Grupo sindical português no CESE

Decorre hoje em Bruxelas uma reunião extraordinária do grupo dos trabalhadores do Comité Económico e Social Europeu (CESE), na qual serão definidas orientações para uma intervenção futura. Na foto os representantes das duas confederações sindicais portuguesas, UGT e CGTP-IN.

Ao centro, Carlos Silva, Secretário-geral da UGT e João Dias da Silva, Secretário-geral da FNE. Nos extremos, Carlos Trindade e Mário Soares, ambos da CGTP-IN.

UGT na 15ª Reunião do Conselho Geral da CSI

2015-10-12
UGT na 15ª Reunião do Conselho Geral da CSI

A UGT participa na 15ª reunião do Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional  (CSI), que decorre entre os dias 9 e 12 de Outubro, na cidade de São Paulo, no Brasil.

A Central sindical portuguesa encontra-se representada pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva.

FOTOGALERIA

Novo presidente do CESE oriundo do movimento sindical

2015-10-08
Novo presidente do CESE oriundo do movimento sindical

Na sessão inaugural que inicia o novo mandato (2015/2020) do Comité Económico e Social Europeu (CESE) foi eleito por unanimidade o novo Presidente, Georgios Dassis, um sindicalista de longa data.

Presidente do Grupo dos Trabalhadores do Comité Económico e Social por quase uma década, Dassis assume um novo papel na liderança do CESE.

Recorde-se que a também a UGT assumiu funções nesta sessão plenária, sendo representada pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, e pelo Secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva.

Veja as FOTOS da sessão inaugural

 

 

JMTD2015: “BASTA DE GANÂNCIA EMPRESARIAL”

2015-10-07
JMTD2015:  “BASTA DE GANÂNCIA EMPRESARIAL”

Desde 2007 que se tem vindo a promover iniciativas em prol do Trabalho Digno. À semelhança do que em anos anteriores sucedeu, a UGT associa-se à Jornada promovida pela Confederação Sindical Internacional (CSI- ITUC).

Este ano, pelo Trabalho Digno e por uma economia sustentável, exigimos que as corporações empresariais:
- Deixem de fazer batota fiscal;
- Respeitem a natureza (os solos, as águas, o ar, o clima);
- Mostrem a sua verdadeira rede de conexões;

No dia 7 de Outubro de 2015 dizemos BASTA à precarização, aos baixos salários, às más condições de trabalho. Exigimos para todos os trabalhadores em todo o Mundo, o Direito de Associação e Negociação Colectiva.
Todos Juntos estamos determinados a dizer: BASTA de ganância empresarial!

Consulte o site oficial da campanha AQUI

Luca Visentini eleito novo Secretário-geral da CES

2015-10-02
Luca Visentini eleito novo Secretário-geral da CES

Os líderes dos sindicatos europeu elegeram hoje Luca Visentini como o novo Secretário-Geral, e Rudy de Leeuw, como o novo Presidente da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

Os delegados aprovaram também o Manifesto de Paris e o Programa de Acção 2015-2019 que determinam novas directivas na luta por empregos de qualidade, pelos direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa.

As novas politicas propostas no Manifesto de Paris e no Programa de Acção 2015-19 incluem: 

• Prioridade ao crescimento económico e à criação de emprego;

• Renovação do diálogo social, das relações industriais e da negociação colectiva;

• Direitos sociais mais fortes;

• Intensificação na coordenação das políticas sociais, fiscais e do mercado de trabalho entre os Estados-Membros, especialmente na Zona do Euro.

 

"Atravessamos um dos piores períodos da história do sindicalismo europeu", disse Luca Visentini.

"A missão para o próximo mandato será a de continuar a resistir aos ataques contra os sindicatos e alterar a actual situação em que nos encontramos para trazer resultados concretos para os nossos membros".

"Não pode haver emprego de qualidade e criação de emprego, ou altos níveis de bem-estar e de protecção social, sem estimular a economia e restaurar o crescimento sustentável. Para isso precisamos de investimento e de um poder negocial mais forte por parte dos sindicatos ".