UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2012

UGT comemora Jornada Mundial pelo Trabalho Digno

2012-10-07
UGT comemora Jornada Mundial pelo Trabalho Digno

 

 Iniciativas Sindicais

 

http://www.wddw.org/

 

7 de Outubro - Pela Dignidade das comunidades ciganas na Europa

2012-10-07

“(…) Assumindo muitas formas, a violência contra os ciganos na Europa parece não ter fim, e as dificuldades para que sejam, por fim, plenamente integrados na sociedade europeia afiguram-se insuportáveis.

São relegados para os subúrbios dos principais aglomerados populacionais e, em numerosas vilas e cidades, acumulados em bairros cercados por muros, muitas vezes sem água corrente, sem electricidade e sem serviços públicos. É o que se passa nomeadamente, em muitos países do Leste Europeu.

As expulsões foram retomadas em França, apesar da mudança do partido no poder, e prosseguem na Alemanha, Suécia e Itália.

Por fim, a discriminação racial quotidiana nos domínios da saúde, do trabalho, do lazer e da educação persiste no Kosovo, em Portugal, na Sérvia, na Croácia e na Polónia.

É por isso que, no domingo dia 7 de Outubro, marcharemos nos nossos países, à frente da sociedade civil europeia, unida em todo o continente, da Noruega à Sérvia, de Portugal à Polónia, passando pela Itália, Roménia, Hungria, Bulgária, para clamarmos juntos, com serenidade mas com firmeza “Orgulho Cigano”.

A nível institucional, a União Europeia conseguiu alguns progressos: pela primeira vez, e graças à ajuda da Comissão e de alguns eurodeputados nesta questão, todos os Estados-membros tiveram de elaborar e apresentar à Comissão, no final de 2011, uma Estratégia Nacional para a integração das Comunidades Ciganas.

A plena inserção não significa uma aculturação ou a quebra do elo de transmissão de identidade e tradições, que na sua diversidade, fazem parte do património europeu. (…) Significa uma luta determinada pela desconstrução dos estereótipos, contra a discriminação no emprego e na habitação e a segregação na educação.

Para realizar enfim a plena inserção de todos os indivíduos na sociedade europeia, para fazer respeitar a dignidade de todos e a igualdade de direitos em todo o continente, enviaremos um sinal claro no próximo dia 7 de Outubro e marchemos juntos, em toda a europa, pelo Orgulho Cigano!(…)”*

*Transcrição parcial do artigo do Público de 17 de Setembro de 2012

Secretrária-geral da CES em Portugal para Apresentação do Contrato Social para a Europa

2012-07-24
Secretrária-geral da CES em Portugal para Apresentação do Contrato Social para a Europa

A Secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Bernadette Ségol, desloca-se a Portugal amanhã, dia 24 de Julho para, em conjunto com representantes da UGT e CGTP, apresentar o Contrato Social para a Europa junto dos órgãos de soberania e poder político portugueses.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

VI Congresso da CSPLP

2012-07-16

O VI Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), realiza-se entre os dias 16 e 17 de Julho em Maputo, Moçambique. 

A UGT está representada neste Congresso pelo seu Secretário-geral, João Proença, pelo Presidente da UGT, João de Deus, pelo Presidente da UGT-Coimbra e Presidente do Sindicato dos Bancários do Centro, Carlos Silva, pelo Vice-presidente da UGT e Secretário-geral do SINDETELCO, Manuel da Silva e pela Secretária Executiva da UGT, Catarina Tavares. 

Diário Económico - Artigo de Opinião - Pacto Social para a Europa

2012-06-28

EUROPA CAIU NA ARMADILHA DA AUSTERIDADE

PACTO SOCIAL PARA A EUROPA

Artigo de opinião da Secretária-geral e do Presidente da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Bernadette Sègol, e Ignacio Toxo, respectivamente.