UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2006

OIT - 95ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

2006-07-03
OIT - 95ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

Genebra, Junho 2006 - Temos o prazer de os informar que foram atingidos resultados excelentes durante a 95ª CIT, nomeadamente a adopção de três novas normas. Estes resultados confirmam a capacidade e a relevância da OIT para abordar os enormes desafios que vêm surgindo em todo o mundo neste século XXI.

O debate em plenário durante a CIT centrou-se no Relatório do Director-Geral intitulado “Alterações no mundo do Trabalho”, que chamava particularmente a atenção para o grau de pobreza entre os trabalhadores rurais, o abandono recorrente das actividades, o aumento da baixa produtividade, o trabalho mal remunerado nas economias informais dos países em desenvolvimento e o aumento da migração internacional dos trabalhadores.

Outros temas destacados foram a crescente importância dos sistemas de produção global em variados sectores e a governança do mercado detrabalho.

CES - Boletim sobre Negociação Colectiva

2006-06-21
CES - Boletim sobre Negociação Colectiva

Proteger o trabalhador e não o Emprego?

Intervenção do Secretário-geral da UGT na Conferência Internacional do Trabalho

2006-06-08

Intervenção de João Proença – Secretário Geral da UGT

Delegado dos Trabalhadores Portugueses à Conferência Internacional do Trabalho

Genebra, 8 de Junho de 2006

CISL denuncia vaga de atentados contra os direitos sindicais

2006-06-07

No passado dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a UGT, em comunicado intitulado “Os Direitos Sindicais Também São Direitos Humanos”, alertou para o facto de os dirigentes e activistas sindicais estarem entre as principais vítimas de atentados, prisões arbitrárias, tortura e assassinatos em todos os continentes, com particular incidência na Ásia, em África e na América Latina.

O Relatório Anual hoje publicado pela Confederação Internacional dos Sindicatos Livres (CISL), vem confirmar, de forma sombria, essa denúncia.

IV Encontro da Sociedade Civil organizada União Europeia-América Latina e Caraíbas

2006-04-05

O Comité Económico e Social Europeu organizou, com o patrocínio da Comissão Europeia e a colaboração da Câmara Federal de Comércio da Áustria, o Quarto Encontro da Sociedade Civil Organizada União Europeia-América Latina e Caraíbas. Este encontro reuniu representantes da sociedade civil da América Latina e das Caraíbas, incluindo as seguintes entidades regionais: Fórum Consultivo Económico-Social do Mercosul, Comité Consultivo do Sistema de Integração da América Central e Comités Consultivos dos Trabalhadores e dos Empresários da Comunidade Andina.

Os representantes da sociedade civil organizada (empregadores, sindicatos, organizações da economia social e outras organizações geradoras de coesão social) da União Europeia e dos países da América Latina e Caraíbas, em sintonia com a declaração do Terceiro Encontro, celebrado no México, em 2004, aprovaram, neste seu Quarto Encontro, a seguinte declaração a apresentar à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo a realizar em 12 e 13 de Maio, em Viena (Áustria).