No dia 7 de Junho decorreu nas instalações da OIT, em Genebra o III Encontro das Mulheres da CSPLP, onde esteve presente o presidente da CSPLP, José Pereira, presidente da Força Sindical do Brasil e a Secretária Executiva Catarina Tavares da UGT-Portugal.
Neste encontro foi aprovado o regulamento do Secretariado das Mulheres da CSPLP, que permitirá que as mulheres dirigentes das organizações sindicais que compõem a CSPLP possam organizar-se de forma democrática e representativa de forma a emancipar e a empoderar as mulheres sindicalistas dos países da CSPLP
No mesmo Encontro foi eleita uma Comissão executiva, que funcionará até o próximo Congresso da CSPLP, com a seguinte composição:
- Clara Mungaumb (OTM de Moçambique), Coordenadora representante de Africa,
- Lina Lopes (UGT-Portugal), Vice-Coordenadora da Europa,
- Juneia Batista (CUT- Brasil), secretária executiva do Continente Americano,
- Maria da Luz (UNTG-CS da Guiné Bissau), Secretária representante de África
A Secretária representante da Ásia será definida entre Macau e Timor Leste.
Neste encontro chamou-se à atenção para a importância da participação de mulheres na conferência da OIT. Tendo sido sugerido que as mulheres deveriam ter quotas de participação nas delegações de forma a existir um maior equilíbrio de género.
Foi também decidido que a Coordenadora do Secretariado da Comissão de Mulheres estivesse presente na reunião de executivo da CSPLP, que decorreu no passado dia 9 de junho na OIT em Genebra, para apresentar ao secretariado executivo da CSPLP os objetivos de trabalho do secretariado das Mulheres da CSPLP.
Decorreu entre os dias 29 e 31 de Maio em Roma a Conferência de Meio Mandato da CES.
Esta reunião magna que reuniu as confederações sindicais europeias serviu para fazer o balanço dos dois primeiros anos deste mandato e projetar os anos que se seguem, definindo e ajustando as respostas às exigências dos trabalhadores, por uma Europa social, que coloque no centro da sua ação as preocupações reais das suas populações.
Salientam-se a ainda fraca recuperação dos indicadores económicos a nível europeu, que após anos a fio de uma austeridade desmedida e onde ainda as recentes orientações do Semestre Europeu impõem um colete de forças ao investimento.
As questões ligadas ao futuro do trabalho são consideradas centrais, implicam uma profunda reflexão e obrigam os parceiros sociais, assim como os Governos, a definir um caminho que seja favorável a um efetivo equilíbrio entre o trabalho e a dimensão social.
A UGT, representada nesta conferência pelos Secretários Executivos, Catarina Tavares e Bruno Teixeira, continua comprometida com as linhas de ação da CES e está empenhada em responder às necessidades e espectativas dos trabalhadores portugueses e europeus, apresentando soluções concretas nas seguintes áreas:
- Investimentos para um desenvolvimento sustentável e a criaçao de empregos de qualidade
- Uma justa transição para uma economia de reduzidos nívéis de CO2, de uma digitalização e automatização sustentável, de uma globalização justa e de uma agenda progressista relativamente ao futuro do trabalho
- Mais negociação coletiva e uma efetiva súbida dos salários
- Uma Europa mais social, através de um Pilar Europeu dos Direitos Sociais forte
- Legislação ambiciosa relativamente ao equilíbrio entre a vida familar e profissional
- Ações de combate ao dumping social e salarial, em defesa de uma intergração plena dos trabalhadores através de uma política justa de mobilidade e de migração
Uma delegação de dirigentes da UGT, liderada pelo Secretário-Geral, Carlos Silva, recebeu esta tarde na sua sede o Embaixador do Luxemburgo em Portugal, Senhor Jean-Jacques Welfring.
Este encontro teve como objetivos a apresentação de cumprimentos, bem como a troca de impressões sobre a situação económica e politica nacionais e sobre as questões que ocupam a agenda da Europa.
Os Secretários Executivos da UGT, Catarina Tavares e Bruno Teixeira, representaram a UGT no 7º Congresso da Confederação Intersindical Galega, que se realizou na cidade de Santiago de Compostela, nos dias 27 e 28 de Maio de 2017.
A dirigente Catarina Tavares, dirigiu-se aos congressistas em representação da Confederação Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) e fez uma breve apresentação do papel desta organização e das suas propostas sindicais.
Veja no link abaixo a saudação da dirigente sindical, Catarina Tavares
Uma delegação do Conselho Económico e Social Europeu (CESE) reuniu em Lisboa com o objectivo de debater com os parceiros sociais portugueses as perspectivas e cenários sobre o futuro da Europa.
Este foi um dos vários debates promovidos pela Comissão Europeia, em conjunto com o Parlamento Europeu e os Estados-Membros interessado, que tendo como base de reflexão o Livro Branco sobre o Futuro da Europa, visa promover um debate mais geral sobre o futuro da União Económica e Monetária, o controlo da gobalização e a dimensão social da Europa.