UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

Criação do Secretariado das Mulheres da CSPLP

2017-06-12
Criação do Secretariado das Mulheres da CSPLP

No dia 7 de Junho decorreu nas instalações da OIT, em Genebra o III Encontro das Mulheres da CSPLP, onde esteve presente o presidente da CSPLP, José Pereira, presidente da Força Sindical do Brasil e a Secretária Executiva Catarina Tavares da UGT-Portugal.

Neste encontro foi aprovado o regulamento do Secretariado das Mulheres da CSPLP, que permitirá que as mulheres dirigentes das organizações sindicais que compõem a CSPLP possam organizar-se de forma democrática e representativa de forma a emancipar e a empoderar as mulheres sindicalistas dos países da CSPLP 

No mesmo Encontro foi eleita uma Comissão executiva, que funcionará até o próximo Congresso da CSPLP, com a seguinte composição: 

- Clara Mungaumb (OTM de Moçambique), Coordenadora representante de Africa, 
- Lina Lopes (UGT-Portugal), Vice-Coordenadora da Europa, 
- Juneia Batista (CUT- Brasil), secretária executiva do Continente Americano, 
- Maria da Luz (UNTG-CS da Guiné Bissau), Secretária representante de África
A Secretária representante da Ásia será definida entre Macau e Timor Leste.

Neste encontro chamou-se à atenção para a importância da participação de mulheres na conferência da OIT. Tendo sido sugerido que as mulheres deveriam ter quotas de participação nas delegações de forma a existir um maior equilíbrio de género.
Foi também decidido que a Coordenadora do Secretariado da Comissão de Mulheres estivesse presente na reunião de executivo da CSPLP, que decorreu no passado dia 9 de junho na OIT em Genebra, para apresentar ao secretariado executivo da CSPLP os objetivos de trabalho do secretariado das Mulheres da CSPLP.

UGT na Conferência de Meio Mandato da CES

2017-05-31
UGT na Conferência de Meio Mandato da CES

Decorreu entre os dias 29 e 31 de Maio em Roma a Conferência de Meio Mandato da CES.

Esta reunião magna que reuniu as confederações sindicais europeias serviu para fazer o balanço dos dois primeiros anos deste mandato e projetar os anos que se seguem, definindo e ajustando as respostas às exigências dos trabalhadores, por uma Europa social, que coloque no centro da sua ação as preocupações reais das suas populações.

Salientam-se a ainda fraca recuperação dos indicadores económicos a nível europeu, que após anos a fio de uma austeridade desmedida e onde ainda as recentes orientações do Semestre Europeu impõem um colete de forças ao investimento.

As questões ligadas ao futuro do trabalho são consideradas centrais, implicam uma profunda reflexão e obrigam os parceiros sociais, assim como os Governos, a definir um caminho que seja favorável a um efetivo equilíbrio entre o trabalho e a dimensão social.

A UGT, representada nesta conferência pelos Secretários Executivos, Catarina Tavares e Bruno Teixeira, continua comprometida com as linhas de ação da CES e está empenhada em responder às necessidades e espectativas dos trabalhadores portugueses e europeus, apresentando soluções concretas nas seguintes áreas:

 - Investimentos para um desenvolvimento sustentável e a criaçao de empregos de qualidade

 - Uma justa transição para uma economia de reduzidos nívéis de CO2, de uma digitalização e automatização sustentável, de uma globalização justa e de uma agenda progressista relativamente ao futuro do trabalho

 - Mais negociação coletiva e uma efetiva súbida dos salários

 - Uma Europa mais social, através de um Pilar Europeu dos Direitos Sociais forte

 - Legislação ambiciosa relativamente ao equilíbrio entre a vida familar e profissional

 - Ações de combate ao dumping social e salarial, em defesa de uma intergração plena dos trabalhadores através de uma política justa de mobilidade e de migração

Aceda AQUI à fotogaleria

 

UGT recebe Embaixador do Luxemburgo

2017-05-30
UGT recebe Embaixador do Luxemburgo

Uma delegação de dirigentes da UGT, liderada pelo Secretário-Geral, Carlos Silva, recebeu esta tarde na sua sede o Embaixador do Luxemburgo em Portugal, Senhor Jean-Jacques Welfring.

Este encontro teve como objetivos a apresentação de cumprimentos, bem como a troca de impressões sobre a situação económica e politica nacionais e sobre as questões que ocupam a agenda da Europa.

 

 

Ver fotos (Flickr)

UGT presente no VII Congresso da CIG da Galiza

2017-05-29
UGT presente no VII Congresso da CIG da Galiza

Os Secretários Executivos da UGT, Catarina Tavares e Bruno Teixeira, representaram a UGT no 7º Congresso da Confederação Intersindical Galega, que se realizou na cidade de Santiago de Compostela, nos dias 27 e 28 de Maio de 2017.

A dirigente Catarina Tavares, dirigiu-se aos congressistas em representação da Confederação Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) e fez uma breve apresentação do papel desta organização e das suas propostas sindicais.

Veja no link abaixo a saudação da dirigente sindical, Catarina Tavares

Ver vídeo (Youtube)

CESE ouve parceiros sociais

2017-05-29
CESE ouve parceiros sociais

Uma delegação do Conselho Económico e Social Europeu (CESE) reuniu em Lisboa com o objectivo de debater com os parceiros sociais portugueses as perspectivas e cenários sobre o futuro da Europa.

Este foi um dos vários debates promovidos pela Comissão Europeia, em conjunto com o Parlamento Europeu e os Estados-Membros interessado, que tendo como base de reflexão o  Livro Branco sobre o Futuro da Europa, visa promover um debate mais geral sobre o futuro da União Económica e Monetária, o controlo da gobalização e a dimensão social da Europa.

 

Ver fotos (Flickr)