UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

UGT apoia candidato a Secretário-geral da CES, Luca Visentini

2015-03-11

A UGT apoia o candidato proposto para suceder a Bernadette Sègol na liderança da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

A reunião do Comité Executivo da CES elegeu o ex-secretário confederal, Luca Visentini, como o candidato a apresentar ao Congresso da confederação europeia que se realiza em Paris, entre os dias 29 de setembro e 2 de Outubro.

Luca Visentini é italiano, membro da UIL (Unione Italiana del Lavoro) desde 1989, e tem trabalhado com esta organização sindical italiana a nível local, regional, nacional e até internacional, tendo exercido funções de secretário-geral na região de Friuli Venzia Giulia, no nordeste de Itália. Ele é o autor de quatro livros de poesia e um romance. Caso o Congresso da CES ratifique a candidatura de Luca Visentini, o mesmo assumirá funções a tempo inteiro, em Bruxelas, em Outubro de 2015.

O Congresso de Paris elegerá ainda dois secretários-gerais adjuntos e quatro secretários confederais. A CES foi criada em 1973 e tem um total de 88 organizações sindicais filiadas em 37 países, além de 10 federações de sindicatos europeus.

UGT recebe delegação belga do Conselho Central da Economia

2015-02-19
UGT recebe delegação belga do Conselho Central da Economia

A direcção da UGT recebeu hoje, na sua sede, uma delegação belga composta por representantes do Conselho Central da Economia, de confederações sindicais e patronais. que se fizeram acompanhar pelo embaixador belga em Portugal, Bernard Pierre. 

Esta reunião visou obter um conhecimento mais profundo sobre a situação económica de Portugal e das políticas aplicadas no período de ajustamento financeiro.

UGT associa-se à Jornada Mundial em Defesa do Direito à Greve

2015-02-18

A UGT associa-se à Jornada Mundial em Defesa do Direito à Greve, promovida pela Confederação Sindical Internacional (CSI) sob o mote: “Tirem as mãos do Direito à Greve”.

O direito à Greve é inúmeras vezes o instrumento último que os trabalhadores e os sindicatos que os representam têm ao seu dispôr para fazer valer os seus direitos e para forçar a negociação e a obtenção de importantes compromissos e consensos, essenciais ao necessário equilíbrio de forças face a governos e empregadores.

Secretário-geral da UGT em Washington

2015-02-10
Secretário-geral da UGT em Washington

Reunião com FMI, Banco Mundial e CSI/Global Unions

A UGT esteve em Washington numa reunião de sinidcalistas de todo o mundo promovida pelo fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial.

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, referiu na sua intervenção que a aposta na austeridade não é o caminho.

DECLARAÇÕES SECRETÁRIO-GERAL À RTP

Ver fotos (Flickr)

UGT presente no 12º Congresso da Force Ouvrière

2015-02-09
UGT presente no 12º Congresso da Force Ouvrière

UGT presente no 12º Congresso da Force Ouvrière

A UGT, representada por António Pinheiro, do SINDCES – Sindicato Democrático do Comércio, Escritórios e Serviços -, participou no 12º Congresso Confederal da central sindical francesa Force Ouvrière (FO), que decorreu, de 2 a 6 de Fevereiro de 2015, na cidade francesa de Tours.

Na sua intervenção o representante da UGT, em nome do Secretário-geral da Central agradeceu o convite endereçado e saudou a reeleição de Jean-Claude Mailly na liderança da terceira maior força confederal francesa.

O Congresso teve a participação de mais de 2500 delegados nacionais e de cerca de 35 delegações internacionais, e contou ainda com as intervenções, na sessão de abertura, das Secretárias-gerais da Confederação Sindical Internacional (CSI), Sharan Burrow, e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Bernadette Sègol.