UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

Legislar Melhor? - UGT apoia declaração da CES

2015-06-18
Legislar Melhor? - UGT apoia declaração da CES

O Pacote “LEGISLAR MELHOR” publicado em 19 de Maio pela Comissão Europeia assegura supostamente uma regulamentação Europeia melhor, mais simples, menos pesada.

A UGT, em consonância com a Confederação Europeia de Sindicatos (CES), apoia este objectivo. Nós queremos uma legislação que proteja os trabalhadores de forma simples e fácil de aplicar. A legislação deve evitar a burocracia e os custos inúteis.

De facto, o Pacote “LEGISLAR MELHOR” põe as supostas necessidades das empresas à frente de todas as outras; torna os padrões mínimos em máximos; atribui aos estudos de impacto um valor que eles não têm; traz consigo procedimentos burocráticos que tornam o processo mais caro e mais burocrático atrasando o progresso social; torna mais difícil para o Parlamento Europeu modificar as propostas da Comissão Europeia e mina o princípio da igualdade na aplicação das leis.

Em resumo, acrescenta “red tape”, atrasa a mudança e desdemocratiza a Europa. Estas alterações não desejadas estão também contidas no novo Acordo Interinstitucional entre o Parlamento, a Comissão e o Conselho Europeu no sentido de melhorar a coordenação durante a legislatura.

UGT presente no 3º Congresso Nacional da UGT do Brasil

2015-06-16
UGT presente no 3º Congresso Nacional da UGT do Brasil

A UGT, representada pelo Secretário-geral Adjunto, Jorge Nobre dos Santos, e pelo Secretário Executivo, Amadeu Pinto, participou no 3º Congresso Nacional da central sindical brasileira (UGT-Brasil), que se realizou na cidade de São Paulo, entre os dias 16 e 18 de Junho de 2015.

A UGT teve também oportunidade de estar presente no seminário internacional da que antecedeu o congresso sobre o tema “Implementando Estratégias Sindicais Globais: Lutar para Ganhar".

O Congresso que reuniu mais de 3 mil sindicalistas de todos os estados da federação reelegeu pela terceira vez, Ricardo Patah para seu Presidente.

UGT assinala Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

2015-06-12
UGT assinala Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Ver link

Dia de Portugal - Secretário-geral na Embaixada em Genebra

2015-06-10
Dia de Portugal - Secretário-geral na Embaixada em Genebra

No dia em que se assinalou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, teve lugar na embaixada de Portugal em Genebra um jantar que juntou o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, o Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, o Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, o embaixador português, Pedro Nuno de Abreu, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, e o vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP),Marcelino da Pena Costa.

UGT na 104º Conferência da OIT

2015-06-08
UGT na 104º Conferência da OIT

De 1 a 13 de Junho de 2015, a UGT estará presente na 104ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que se realiza em Genebra, na Suíça.

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, marcará presença na conferência entre os dias 8 e 13 de Junho.

A restante delegação da UGT é composta pelos Secretários-gerais Adjuntos, Luís Correia e Paula Bernardo, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pelo coordenador do Gabinete Jurídico, Carlos Alves, e pelo director do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), Jorge Mesquita.

Ver fotos (Flickr)

oit