UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2009

CES exige um novo Acordo Social na Europa

2009-03-18
CES exige um novo Acordo Social na Europa

No mês de Março, a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) lançou uma campanha de mobilização, a nível europeu, contra a crise pois é completamente inaceitável que sejam os trabalhadores e os cidadãos a pagar a factura de uma crise da qual não são responsáveis. Esta campanha coloca os cidadãos no centro das prioridades e traduzir-se-á por uma série de manifestações europeias a realizar em Maio próximo.

Novas movimentações de protesto social estão a acontecer em vários países europeus – França, Irlanda e Letónia – na medida em que os cidadãos europeus estão a ser as vítimas de uma crise causada por uma especulação desenfreada. A CES defende um novo Acordo Social que dê prioridade aos trabalhadores e aos cidadãos. Esta Agenda Social irá centrar-se nas principais preocupações dos cidadãos europeus: emprego, poder de compra e direitos fundamentais.

UGT solidária com o povo da Guiné Bissau

2009-03-03
UGT solidária com o povo da Guiné Bissau

Os recentes e inesperados acontecimentos na Guiné Bissau são motivo de consternação e preocupação para todos aqueles que, como nós, defendem a democracia e o Estado de Direito.
A Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) exige o respeito pela normalidade constitucional e apela à Paz neste País que tão sacrificado tem sido nos últimos anos.
A CSPLP manifesta a sua solidariedade com o Povo da Guiné Bissau, em especial e, através da UNTG, ao movimento sindical deste país.

P/lo Secretário-geral da UGT

João Proença

UGT saúda Dia Mundial da Justiça Social

2009-02-20

O primeiro Dia Mundial da Justiça Social, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Novembro de 2008, é hoje celebrado em todo o mundo.

Esta jornada contribuirá, certamente, para a acção da comunidade internacional em prol da erradicação da pobreza, da promoção do pleno emprego e do trabalho digno, da igualdade de género, do acesso ao bem-estar social e à justiça para todos.

Apelo CSI aos presidentes da América Latina para promoverem a agenda do Trabalho Digno

2009-01-30
Apelo CSI aos presidentes da América Latina para promoverem a agenda do Trabalho Digno

Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes ao mais alto nível, incluindo os presidentes da América Latina, no Fórum Social Mundial, em Belém.

A Confederação Sindical Internacional (CSI) e a sua delegação regional para as Américas – a Confederação Sindical para as Américas (CSA) –, lançaram um apelo aos presidentes Lula da Silva, Chávez, Morales, Correa e Lugo, líderes respectivamente, do Brasil, Venezuela, Bolívia, Equador e Paraguai para que coloquem o trabalho digno nas suas agendas.

CSI Emlinha – Bruxelas, 30 de Janeiro de 2009

Nota: Tradução da responsabilidade da UGT, baseada nas versões francesa e inglesa.

CSI - Sindicatos em Davos: Emprego, o elo perdido

2009-01-29
CSI - Sindicatos em Davos: Emprego, o elo perdido

CSI Emlinha – Davos, 29 de Janeiro de 2009


Nota: Tradução da responsabilidade da UGT, baseada nas versões francesa e inglesa.