UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

Novos membros da UGT no CESE

2015-09-23
Novos membros da UGT no CESE

Carlos Silva e João Dias da Silva são os mais recentes membros do grupo dos trabalhadores do Comité Económico e Social Europeu (CESE). Os dois dirigentes da UGT tomaram posse ontem e assumem funções efectivas na próxima sessão plenária que terá lugar em Bruxelas nos próximos dias 6, 7 e 8 de Outubro próximos.

O CESE é constituído por 350 membros distribuídos por três grandes grupos: o dos empregadores, dos trabalhadores e o das actividades diversas. Os conselheiros podem organiza-se em torno de uma ou duas secções especializadas que têm por missão preparar pareceres que serão remetidos a plenário.

Os dois conselheiros portugueses recentemente empossados deverão integrar duas das seguintes secções: a união económica e monetária, coesão económica e social; e a do emprego, assuntos sociais e cidadania.

 

UGT presente no 25º Fórum Económico

2015-09-08
UGT presente no 25º Fórum Económico

A UGT encontra-se presente no 25º Fórum Económico, que decorre em Krynica, na Polónia, entre os dias 8 e 10 de Setembro de 2015.

Sob o tema “Como construir uma Europa mais forte? Estratégias para o futuro”, a UGT fez-se representar neste encontro mundial pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Luís Correia, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, e pelo director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

No primeiro dia da conferência, o Secretário-geral foi moderador num painel subordinado ao tema “Mercado de Trabalho: Os desafios num mundo em mudança", no qual interveio o director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

Ainda no dia 8, o Secretário-geral interveio noutro painel sobre "O que deve saber o mundo empresarial sobre o mercado do trabalho?”, no qual estiveram presentes outros convidados , entre eles o Secretário de Estado do Ministério do Trabalho e Políticas Sociais da Polónia, Jacek Mecina.

Também a Secretária Internacional da UGT, Catarina Tavares, marcou presença em dois painéis, nos dias 9 e 10 de Setembro, sobre o combate às desigualdades e o dálogo social europeu, respectivamente.

Este fórum anual realiza-se desde 1990 e conta com a participação de líderes económicos, políticos e sociais da Europa, Ásia e América.

Clique AQUI para ver a Galeria de Fotos

Ver link

Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde homologou protocolo de cooperação

2015-07-28
Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde homologou protocolo de cooperação

O acordo de cooperação assinado entre a UGT e a UNTC com o IEFP de Portugal e de Cabo Verde foi homologado pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde.

Clique aqui para saber mais sobre o Protocolo de Cooperação

 

UGT e UNTC assinam protocolo de cooperação com IEFP de Portugal e Cabo Verde

2015-07-27
UGT e UNTC assinam protocolo de cooperação com IEFP de Portugal e Cabo Verde

A UGT e a UNTC assinaram um protocolo de cooperação como o IEFP de Portugal e Cabo Verde que visa reforçar o compromisso que estas duas centrais sindicais têm para com os trabalhadores de Cabo Verde no âmbito da melhoria das suas competências profissionais.

Clique aqui para aceder ao album de fotos

Clique aqui para ver o video da notícia

UGT participa em Seminário Internacional - Negociação Colectiva em Cabo Verde

2015-07-24
UGT participa em Seminário Internacional - Negociação Colectiva em Cabo Verde

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral Carlos Silva, viajou até Cabo Verde para participar num seminário internacional que juntou as duas confederações sindicais, a UGT e a União Nacional de Trabalhadores de Cabo Verde - Central Sindical (UNTC-CS) para um debate sério sobre a situação da negociação colectiva nos dois países.

Neste encontro debateu-se o panorama da negociação colectiva em Portugal no período de ajustamento e a realidade da negociação colectiva em Cabo Verde. Foram também analisadas as políticas activas de emprego e formação profissional em Portugal, cuja apresentação este a cargo do Presidente do IEFP, Jorge Gaspar.

CLIQUE AQUI PARA ACEDER À FOTOGALERIA