UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2018

107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT - Via aberta para a Igualdade

2018-07-10
107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT - Via aberta para a Igualdade

Respeitar os direitos laborais, promover o diálogo social e o tripartismo, combater a desigualdade de género, a violência e o assédio contra mulheres e homens. Estes foram alguns dos objetivos de mais uma conferência do trabalho da OIT, que juntou representantes dos Estados-membros daquela organização, entre eles Portugal, representado a nível sindical, patronal e governamental

A 107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT realizou-se entre os dias 28 de maio e 8 de junho, em Genebra, juntando cerca de cinco mil representantes de 187 Estados-membros.

Portugal fez-se representar com uma vasta delegação, destacando-se a presença do secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e de Rui Riso, vice-presidente da central e presidente do SBSI, bem como do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e membros das associações patronais.

A conferência focou-se em vários aspetos relacionados não só com o presente do mundo laboral mas acima de tudo em relação ao seu futuro. Desta forma, foi debatido o tema da desigualdade de género, a partir de um relatório elaborado pelo diretor-geral da OIT, Guy Ryder, denominado “Iniciativa Mulheres no Trabalho”, que aborda os obstáculos no caminho para a igualdade e propõe sugestões para os ultrapassar.

Leia o Artigo na íntegra na página do SBSI 

Ver link

Governos e Parceiros Sociais de Portugal e São Tomé e Príncipe assinam protocolo de cooperação para o Centro de Formação Profissional

2018-06-21
Governos e Parceiros Sociais de Portugal e São Tomé e Príncipe assinam protocolo de cooperação para o Centro de Formação Profissional

A UGT, e as homólogas são-tomenses, as confederações patronais e os governos nacionais dos dois países assinaram hoje um Acordo de parceria para a Administração e Gestão do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Princípe (Budo-Budo)

Este acordo prevê o reforço da cooperação no emprego e na formação, com a promoção de políticas activas de emprego que visam a melhoria das qualificações dos trabalhadores de São Tomé, através de apoios à procura de emprego, estágios profissionais, formação e aperfeiçoamento profissional, etc.

Este centro de formação criado em 2003, localizado no bairro de Budo-Budo, nos arredores da capital, São Tomé, tem formado milhares de trabalhadores e jovens são-tomenses, promovendo cursos em diversas áreas de actividade profissional, incluindo o apoio à criação de pequenos negócios.

A UGT esteve representada na assinatura formal do protocolo pelos Secretários Executivos, José Cordeiro e Bruno Teixeira, e pelo Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

Ver fotos (Flickr)

Intervenção do Secretário Geral da UGT na 107ª Conferência Internacional do Trabalho

2018-06-06
Intervenção do Secretário Geral da UGT na 107ª Conferência Internacional do Trabalho

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, representou este ano os trabalhadores portugueses na 107ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza em Genebra.

Assista à intervenção do líder da UGT no link abaixo.

 

UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

2018-06-06
UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, destacou hoje na sua intervenção durante a 107ª Conferência Internacional do Trabalho, que o acordo de concertação social assinado no passado dia 30 de Maio entre o Governo e os parceiros sociais é “uma verdadeira expressão de unidade dos actores políticos e sociais contra a precariedade”.

No discurso em representação dos trabalhadores portugueses, Carlos Silva expressou a “satisfação e orgulho no acordo de concertação social obtido no passado dia 30 de maio, no meu país, entre o Governo, as quatro confederações de empregadores e um dos dois parceiros sociais sindicais - a UGT Portugal - numa verdadeira expressão de unidade dos atores políticos e sociais contra a precariedade e a favor da dinamização da negociação coletiva”.

Para o secretário-geral da UGT, este é um exemplo do “espírito do diálogo social e do compromisso que a OIT personifica em todo o mundo” e a concretização do “espírito do tripartismo” defendido por aquela organização.

Na sua intervenção, Carlos Silva destacou ainda o “trabalho continuado, persistente e corajoso da OIT e das Nações Unidas em prol da paz, do princípio do compromisso e da necessidade de se estabelecerem pontes de diálogo permanente, seja ele político e partidário, seja social”.

Relembramos que desde o dia 28 de maio até ao próximo dia 8 de junho decorrem, em Genebra, sob a égide da OIT, os trabalhos da 107.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, local onde são debatidas as questões fundamentais sobre o futuro do mundo do trabalho, nomeadamente a violência e o assédio contra as mulheres e os homens a nível laboral, o diálogo social e o tripartismo, e a cooperação eficaz da OIT para o desenvolvimento em apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

A UGT esteve representada na primeira semana pela Secretária Geral Adjunta, Paula Bernardo e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e José Cordeiro. A eles juntaram-se na segunda semana o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a Secretária Executiva, Catarina Tavares, o Presidente do SBSI, Rui Riso e ainda Pedro Gabriel, jornalista da FEBASE.

Veja abaixo a intervenção do Secretário-geral da UGT na 107ª Sessão Plenária da Conferência Internacional do Trabalho

Ver fotos (Flickr)

Intervenção do Secretário de Estado do Emprego na 107ª CIT da OIT

2018-06-06
Intervenção do Secretário de Estado do Emprego na 107ª CIT da OIT

Reveja a intervenção do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na 107ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza em Genebra.

Assista ao discurso do Secretário de Estado no link abaixo.