UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2016

Secretário Geral da UGT presente no Congresso da LO-Suécia

2016-06-20
Secretário Geral da UGT presente no Congresso da LO-Suécia

Carlos Silva, Secretário Geral da UGT, e Catarina Tavares, Secretária Internacional da UGT, marcaram presença no Congresso da Confederação Sindical suéca, LO-S.

São já antigos, os laços que unem a UGT à LO-S. Esta central sindical foi uma das confederações sindicais europeias que contribuiu diretamente para a democratização sindical em Portugal, apoiando desde o primeiro momento a criação da UGT.

Para a UGT, esta presença significa o reforço da cooperação sindical, que demonstra de uma forma muito clara, que para os trabalhadores, não há uma divisão da Europa entre Norte e Sul, ou Este e Oeste. Há sim, um projeto europeu comum, assente nos valores da solidariedade e da valorização do ser humano, que deve ser protegido e defendido.

O Congresso da LO-S contou ainda com a presença do Primeiro Ministro da Suécia, Stefan Löfven, que se dirigiu aos congressistas.

A delegação da UGT teve ainda a oportunidade de contactar com um trabalhador português, nascido em França, que neste momento vive e trabalha na Suécia e que serviu para obter em primeira mão, o relato de alguém que decidiu viver fora do seu país.

Aceda aqui à fotogaleria

UGT solidariza-se com manifestação contra o Dumping Social

2016-06-16
UGT solidariza-se com manifestação contra o Dumping Social

A UGT fez-se representar pelo Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, na manifestação promovida pela Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção Civil e dos Carpinteiros e pela CES, no dia 16 de Junho no Luxemburgo, por ocasião da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia (ECOFIN).

A luta pela igualdade de tratamento entre trabalhadores tem sido uma das grandes reivindicações do movimento sindical europeu. 

Bruno Teixeira defendeu que a Europa tem de voltar a estar assente nos valores da solidariedade, respeitando os direitos sociais e laborais dos trabalhadores, independentemente da sua origem, bem como a recuperação de uma orientação política onde o bem-estar das pessoas esteja em primeiro lugar.

A luta contra o dumping social, que constantemente segue o caminho do nivelamento por baixo das conidções de vida dos trabalhadores europeus, deve unir o movimento sindical, na recuperação do sonho europeu lançado por homens como Robert Schumann e Jean Monnet.

Bruno Teixeira teve ainda a oportunidade, de em representação do Comité Jovem da CES, de apelar a condições de trabalho dignas para os jovens trabalhadores europeus, assim como o acesso à proteção social de todos os jovens trabalhadores, independentemente do seu vínculo contratual.

A reivindicação pelo emprego de qualidade é uma bandeira que a UGT não deixará cair.

 

CES e Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção Civil e dos Carpinteiros apelam à ação

2016-06-01
CES e Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção Civil e dos Carpinteiros apelam à ação

A luta pelo igual tratamento entre trabalhadores tem sido uma das grandes reivindicaçoes do movimento sindical europeu.

A Comissão Europeia propôs recentemente uma revisão da atual diretiva sobre os trabalhadores destacados, o que representa um ligeiro avanço na direção certa. No entanto os Governos dos países do leste europeu responderam com um bloqueio à proposta, alegando que um tratamento igual entre trabalhadores faria com que os trabalhadores do leste europeu se tornassem "mais caros", o que seria um entrave à procura de emprego fora dos seus respetivos países de origem.

A CES e Federação Europeia dos Trabalhadores da Construção Civil e dos Carpinteiros conjuntamente apelam à participação dos movimentos sindicais europeus para uma Ação Sindical a decorrer no dia 16 de Junho, entre as 9h00 e as 11h00, em frente ao Centro de Convenções Europeu no Luxemburgo por ocasião da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia.

UGT recebe jovens formandos e sindicalistas da Suécia

2016-05-12
UGT recebe jovens formandos e sindicalistas da Suécia

No seu esforço de cooperação e de solidariedade para com o movimento sindical europeu, a UGT, representada pela Secretária Executiva, Catarina Tavares, e pelo Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, recebeu hoje na suas instalações um grupo de jovens sindicalistas e formandos da associação GAF (Gothenburg Workers Folk High School).

Esta reunião a pedido da GAF, serviu para expôr e explicar a forma de atuação do movimento sindical português, em especial a acção da UGT, assim como debater de forma franca e aberta a situação dos trabalhadores portugueses.

Para além da grande admiração dos jovens sindicalistas suecos, pelo espírito de diálogo e de negociação da UGT, esta reunião serviu também para desmistificar alguns dos preconceitos existentes relativamente a Portugal e à forma de atuação do movimento sindical.

A UGT, como sempre, reforçou o seu compromisso para com um projeto europeu inclusivo, verdadeiramente promotor de uma maior coesão social e económica, assente nos valores do diálogo social e do espírito de compromisso.

Aceda aqui à fotogaleria

 

UGT reúne com Embaixadora de Cuba

2016-05-11
UGT reúne com Embaixadora de Cuba

Na sequência do convite do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, a UGT recebeu na sua sede, a Senhora Embaixadora de Cuba, Johana Ruth Tablada de la Torre, e o Primeiro Secretário da Missão Diplomática, Sr. Melne Martínez Hernandez.

Este encontro teve como objetivos analisar várias matérias sindicais, sociais e económicas que envolvem os dois Países.

Aceda AQUI à fotogaleria