UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2012

Comunicado CSI - Paraguai: A democracia espezinhada

2012-06-26
Comunicado CSI - Paraguai: A democracia espezinhada

26 de Junho de 2012: A CSI associou-se à sua filiada regional CSA (Central Sindical das Américas) e às suas organizações filiadas a fim de lhes exprimir a sua profunda preocupação face à situação de crise institucional no Paraguai.

As organizações sindicais nacionais, regionais e internacionais condenam veementemente o processo político eivado de vícios processuais contra o Presidente Fernando Lugo, que conduziu à destituição do Chefe de Estado um ano antes do fim do seu mandato por um Senado dominado pelos setores oligárquicos tradicionais. 

 

Nota: tradução da responsabilidade da UGT baseada na versão inglesa

Um Contrato Social para a Europa

2012-06-06
Um Contrato Social para a Europa

Resolução adoptada pelo Comité Executivo da CES onde a UGT se fez representar pelo seu Secretário-geral, João Proença

Bruxelas, 5 e 6 de Junho de 2012

101ª Conferência Internacional do Trabalho

2012-05-30

Genebra – 30 de Maio a 14 de Junho de 2012

 

101ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

 

 

Entre os dias 30 de Maio e 14 de Junho decorreu a 101ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que se realizou em Genebra e no qual estiveram presentes aproximadamente 5000 delegados de 185 Estados-Membros que constituem a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Durante os trabalhos da comissão de normas, pela primeira vez na história da OIT, o Grupo Internacional dos Empregadores (OIE) bloqueou a discussão sobre os casos mais graves de violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, situação que mereceu da parte da UGT o seu mais veemente protesto face a uma atuação que coloca em causa o funcionamento e a democraticidade da única instância tripartida mundial.

No seguimento desta ação, a UGT enviou uma carta ao Ministro da Economia e do Emprego português e com conhecimento dos parceiros sociais, denunciando o comportamento abusivo por parte do OIE e solicitando que em futuros processos como este, o Governo Português possa exprimir a sua posição honrando o compromisso de valorizar o tripartismo, em defesa dos direitos humanos, independentemente de qualquer carga ideológica.

Esta sessão abordou ainda outros três temas temas fundamentais: a comissão de emprego dos jovens; a discussão sobre objetivos estratégicos dos princípios e direitos fundamentais e a elaboração de uma resolução sobre proteção social.

A UGT, ao longo dos dezasseis dias da conferência, contribuiu com o seu trabalho e empenho, nomeadamente para o texto da Recomendação R 202 – Patamares nacionais de proteção social - aprovada com 453 votos a favor, 0 contra e 1 abstenção por parte do Governo do Panamá. (versão em português)

Esta sessão foi a última na qual Juan Somavia participou na qualidade de Diretor-geral da OIT. Reconhecendo o papel extremamente importante desempenhado por Juan Somavia ao longos dos vários anos em que esteve à frente dos destinos da OIT e o seu contributo inestimável para um melhor funcionamento desta organização, bem como pelo papel que desempenhou na campanha “por um trabalho digno”, a UGT não pode deixar de assinalar com especial satisfação o facto de pela primeira vez na história da OIT ter sido eleito um antigo Secretário-geral da CSI (Confederação Sindical Internacional) – Guy Ryder – a quem a UGT deseja os maiores êxitos no desempenho do seu atual cargo.

 

Intervenção de João Proença - Secretario-geral da UGT - Delegado dos Trabalhadores Portugueses

Carta enviada ao Ministro da Economia e do Emprego com conhecimento de todos os parceiros sociais - Empregadores atacam sistema tripartido

Galeria de Fotos

 

UGT associa-se à celebração do Dia Mundial do Comércio Justo

2012-05-14
UGT associa-se à celebração do Dia Mundial do Comércio Justo

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Comércio Justo, também denominado em inglês “Fair Trade” ou “Equitable Commerce”. Desde há vários anos que a Confederação Sindical Internacional (CSI) na qual a UGT se encontra filiada, tem lutado e desenvolvido campanhas mundiais sobre este tema, centradas fundamentalmente em três objetivos: um meio ambiente sustentável, os direitos dos trabalhadores e um salário justo. Resumindo: os pilares fundamentais para se alcançar o trabalho digno a que todos/as têm direito. 

UGT recebeu Delegação da Confederação Sindical da Província Chinesa de Guangdong (Cantão)

2012-05-09
UGT recebeu Delegação da Confederação Sindical da Província Chinesa de Guangdong (Cantão)

O Secretário Geral da UGT acompanhado por membros do Secretariado Executivo receberam no passado dia 9 de Maio na sua Sede em Lisboa, uma delegação de 9 membros da Confederação Sindical da província chinesa de Guangdong, liderada pelo Vice-Presidente Zhang Zhenbiao.

No âmbito desta reunião foram discutidos vários assuntos de interesse em matéria sindical que serviram, fundamentalmente, para que a Delegação Chinesa pudesse compreender o tipo de organização e funcionamento, bem como conhecer a respectiva estrutura da Central. Foi também feita uma breve análise da situação do mercado laboral português nas suas múltiplas vertentes.
 

Ver fotos (Flickr)