UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2019

UGT na Reunião do Conselho de Administração da Eurofound

2019-11-08
UGT na Reunião do Conselho de Administração da Eurofound

A UGT, representada pelo Secretário Executivo, Carlos Alves, encontra-se em Dublin, entre os dias 07 e 08 de Novembro, para participar na reunião do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound).

Neste encontro, no qual estiveram em cima da mesa a preparação e discussão dos documentos de programação da agência, participou o Director-geral da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, Joost Korte, que na sua intervenção abordou as prioridades da nova Comissão Europeia.

A Eurofound é uma agência tripartida da União Europeia que tem como missão disponibilizar conhecimentos para ajudar a desenvolver melhores políticas sociais, de emprego e laborais. Este organismo foi criado em 1975 com a missão de contribuir para a concepção e o estabelecimento de melhores condições de vida e de trabalho na Europa.

ETUC - Sindicatos remetem primeiros casos de exploração à nova Autoridade Europeia do Trabalho para investigação

2019-10-16
ETUC - Sindicatos remetem primeiros casos de exploração à nova Autoridade Europeia do Trabalho para investigação

Entre os casos de exploração de trabalhadores destacados que a Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) está a anunciar, que serão encaminhados à nova Autoridade Europeia do Trabalho (ELA) para investigação, encontra-se o caso de um trabalhador da construção civil que espera há três anos mais de € 8.000 em salários não pagos. 

O ELA, que será lançado em Bruxelas esta quarta-feira (16 de outubro) pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apoiará os Estados membros na aplicação das regras de emprego da UE, incluindo aquelas que estipulam que os trabalhadores enviados temporariamente de um país da UE devem receber os mesmos salários e condições que os trabalhadores que aí residem.

Antes do lançamento, a CES e a Federação Europeia de Construtores e Marceneiros (EFBWW) estão a publicar detalhes sobre nove casos que envolvem o abuso de centenas de trabalhadores vulneráveis, ​​que serão arquivados na ELA para investigação, o mais rápido possível.

Os casos, típicos do abuso generalizado de trabalhadores destacados, incluem:

- Trabalhadores destacados que auferem salários significativamente inferiores aos trabalhadores locais;

- Retenção do pagamento de férias e de subsídios de doença;

- Empresas que evitam o pagamento de contribuições para a segurança social;

- Falsos destacamentos por parte de empresas sem atividade económica no seu país de origem.

Os casos dizem respeito a trabalhadores enviados da Polónia, da República Checa, da Bulgária, da Eslováquia e da Eslovénia para trabalharem na Alemanha, na Áustria e na Dinamarca. Publica-se em baixo um resumo destes nove casos.

Leia na integra a press release divulgada pela CES no link abaixo

 

 

UGT presente no Congresso da maior confederação belga - ACV/CSC

2019-10-10
UGT presente no Congresso da maior confederação belga - ACV/CSC

Sob o tema da questão “Que trabalho amanhã?”, a confederação sindical cristã belga (ACV/CSC) está reunida em congresso, entre os dias 8 e 12 de Outubro, na cidade belga de Oostende, onde determina conclusões com base em três grandes temas de reflexão para preparar o futuro da defesa dos trabalhadores e do trabalho, tendo em consideração as grandes mudanças tecnológicas:

Tema 1 - Um mercado de trabalho em transição.

Tema 2 -  Empregos e transição.

Tema 3 - Um mundo em transição.

Estes temas serão desenvolvidos durante os três dias de congresso e as conclusões serão as grandes linhas de acção para os próximos quatro anos.

A UGT está representada neste congresso pelo seu Secretário-geral Adjunto, José Cordeiro e onde participam 96 delegados internacionais em ambiente de total solidariedade com as preocupações que hoje assolam o movimento sindical em todo o mundo:

- como enfrentar os desafios da tecnologia na sua relação com o trabalho? 

- como colocar a tecnologia ao serviço do ser humano e da sociedade?

- como redistribuir os rendimentos numa economia em transição?

- como tornar a favor dos trabalhadores a redução do tempo de trabalho feito pelas máquinas?

- como fomentar um bom crescimento económico, isto é, social e ambientalmente sustentável?

- como garantir formação em momento de transição?

- como defender os trabalhadores das plataformas digitais?

- como ter movimentos migratórios justos?

- como combater o dumping social?

- como reforçar a necessidade de trabalho decente em todo o mundo e como reforçar o papel da OIT num mundo cada vez mais globalizado?

Estas e outras questões também serão partilhadas nas diversas reuniões dos parceiros internacionais presentes.

Aceda à Fotogaleria no link abaixo

Ver fotos (Flickr)

CESE - UGT debate a "Sustentabilidade, a dimensão social e a mobilidade laboral na Europa”

2019-10-09
CESE - UGT debate a "Sustentabilidade, a dimensão social e a mobilidade laboral na Europa”

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, representante de Portugal no Grupo dos Trabalhadores do Comité Económico e Social Europeu, encontra-se em Helsínquia, na Finlândia, para participar na reunião extraordinária sobre “Sustentabilidade, dimensão social e mobilidade laboral na Europa”.

Estes são temas prioritários da Presidência finlandesa que actualmente ocupa a liderança rotativa da U.E. Desta forma, foram convidados representantes do governo finlandês para esta reunião e o ministro do emprego da Finlândia, Timo Harakka, foi o orador convidado para a sessão de abertura. 

Para o grupo de trabalhadores do CESE, um mercado único sustentável deve impedir o dumping social e garantir salários iguais por trabalho igual no mesmo local. O debate incidirá sobre como a mobilidade laboral pode ser legal e regulamentada de forma justa para promover a confiança mútua na UE. 

Neste encontro também será discutido o programa de trabalho da Comissão Europeia para 2019-2024. Os próximos meses serão decisivos para o envolvimento com o recém-eleito Parlamento Europeu e Comissão, a fim de fortalecer seu compromisso com os trabalhadores e a justiça social em uma União Europeia que aspira a lutar por mais.

UGT participa na Semana Europeia das Regiões

2019-10-08
UGT participa na Semana Europeia das Regiões

A UGT participou, nos dos dias 07 e 08 de Outubro, na edição 2019 da Semana Europeia das Regiões, estando presente em várias sessões de trabalho relativas a temas como a cooperação regional Norte de Portugal/Galiza, o futuro Quadro Financeiro Plurianual e os desafios dos fundos estruturais e da política de coesão.

A UGT esteve representada pela Secretária Geral Adjunta Paula Bernardo e pelo Secretário Executivo Carlos Alves.

Entre os vários oradores podem destacar-se o Vice-Presidente da Xunta da Galiza, a Presidente da CCDR-Norte e vários responsáveis da Comissão Europeia. 

Aceda à Fotogaleria no link abaixo

 

Ver fotos (Flickr)