UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2020

SOTEU | Trabalhadores precisam de uma Directiva para acabar com os salários de pobreza

2020-09-16
SOTEU | Trabalhadores precisam de uma Directiva para acabar com os salários de pobreza

Em reação ao discurso do Estado da União, o Secretério-geral da CES-ETUC, Luca Visentini, afirmou:  

“Ursula von der Leyen descreveu perfeitamente o problema dos baixos salários na Europa sem que se tenha comprometido com soluções claras: acabar com o salário mínimo abaixo do limiar de pobreza e o direito à negociação coletiva para todos. 

A presidente da Comissão declarou que ela é uma “forte defensora” da negociação coletiva, mas nós precisamos de conhecer os seus planos de ação concretos para ajudar s 76 milhões de trabalhadores que estão excluídos da negociação coletiva e de conseguir salários justos. 

A presidente enviou uma mensagem clara aos Estados Membros de que a retoma só agora está a começar e de que o apoio de curto-prazo aos rendimentos de 40 milhões de trabalhadores não deve ser retirado prematuramente. Esperamos ouvir mais sobre  a necessidade de proteção social para todos, para lidar com o trabalho precário e para implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e pedimos à Comissão para os contemplar no programa Next Generation EU.  

Nós apoiamos a decisão de um novo objetivo de -55% na emissão de gases de estufa em 2030, mas tem de ser acompanhado por políticas de transição justa que tenham em consideração os trabalhadores."

Notas 

  Países da U.E. com salários mais baixos e negociação colectiva mais frágil  https://www.etuc.org/en/pressrelease/eu-countries-weak-collective-bargaining-have-lowest-wages

Sistemas de proteção do emprego são necessários quando o desemprego cresce: https://www.etuc.org/en/pressrelease/job-protection-schemes-must-stay-unemployment-rises-again

Créditos da Foto – Parlamento Europeu