Notícias Internacionais

2020

CES - UGT subscreve Medidas de emergência para salvar empregos e para proteger os direitos dos trabalhadores na União Europeia

2020-04-02

Na sequência da carta enviada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) às instituições europeias e aos Primeiros ministros/Chefes de Estado onde são destacadas as medidas de emergência necessárias para salvar empregos e proteger os direitos dos trabalhadores na União Europeia, a UGT remete, também ela, uma carta (ver links abaixo) ao Presidente da República e ao Primeiro-ministro portugueses para que exerçam a sua influência no alívio das dificuldades dos portugueses junto da União Europeia.

Por sua vez, a carta da CES destaca que, apesar de algumas medidas extraordinárias adotadas pelas instituições da UE e por muitos governos dos Estados-Membros nas últimas semanas "os trabalhadores ainda sofrem despedimentos em larga escala, salários e perdas de rendimentos não pagos, ambientes de trabalho inseguros e violações de seus direitos". Os acordos de curto prazo para trabalho e compensação de rendimentos, que os parceiros sociais têm pressionado, só estão operacionais em alguns Estados-Membros e com muitos limites e lacunas na cobertura e proteção (ver link abaixo)

Nota: A tradução da carta da CES para português é da responsabilidade da UGT