UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2019

#ETUC19 - Presidente da Comissão Mulheres interpela Primeiro-ministro, António Costa, sobre igualdade de género

2019-05-21
#ETUC19 - Presidente da Comissão Mulheres interpela Primeiro-ministro, António Costa, sobre igualdade de género

O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, esteve presente hoje no 14.º Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), onde defendeu um novo Contrato Social para a Europa como forma de garantir os direitos dos cidadãos e de defender o populismo.

No final da sua intervenção, o governante português foi interpelado pela Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes, (min. 23:06) que o questionou sob a forma como o Executivo irá efectivar no Orçamento do Estado um orçamento de género.

Em resposta, António Costa afirmou que em todas as medidas a adoptar no Orçamento de Estado, a igualdade de género será tida em conta transversalmente nas diferentes áreas de intervenção.

Recorde-se que a UGT se encontra em Viena durante os dias 21 e 24 de Maio com uma grande delegação sindical composta pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, José Cordeiro, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pela Secretária Executiva, Ana Paula Viseu, e pelos Presidentes das Comissões de Mulheres, Juventude e Ala de Quadros, Lina Lopes, Carlos Moreira e Elizabeth Barreiros, respectivamente.