Notícias Internacionais

UGT debate a Negociação Colectiva e o Diálogo Social em São Tomé e Principe

2019-09-17
UGT debate a Negociação Colectiva e o Diálogo Social em São Tomé e Principe

No âmbito da deslocação de uma delegação da UGT a São Tomé e Príncipe, decorreu no dia 17 de setembro uma conferência sobre “A negociação coletiva e o diálogo social como ferramenta da sindicalização e reforço dos direitos dos trabalhadores”.

Esta iniciativa da central sindical portuguesa em parceria com a sua congénere são tomense pretendeu debater os desafios e as oportunidades da negociação colectiva, o papel do diálogo social bipartido e tripartido, a concertação social, a formação profissional e as qualificações dos trabalhadores na melhoria da empregabilidade.

A sessão de abertura desta conferência teve a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, Adlander Costa de Matos, da Encarregada de Negócios de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dra. Joana Vasconcelos, de Manuel Costa Carlos, Secretário-Geral da UGT-STP, para além do Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, e do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva.

No desenvolvimento dos trabalhos e no primeiro painel, intervieram  o Secretário-Geral Adjunto Sérgio Monte, o Presidente do SBSI, Rui Riso, o Secretário-Geral da FESAP e do SINTAP, José Abraão, e o Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, que  procederam à apresentação das respectivas experiências de negociação coletiva, com o objetivo de se identificarem desafios e oportunidades que atualmente se enfrentam a nível nacional.

No segundo painel, intervieram o Secretário Executivo da UGT, Carlos Alves, e Vera Cravid, da UGT-STP, que nas suas apresentações se debruçaram sobre a situação atual em ambos os países do diálogo social bipartido e tripartido e a concertação social, com exemplos concretos de ações de negociação desenvolvidas em ambos os países.

O terceiro painel contou com as intervenções do diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, e de Carlos Fernandes, Diretor do Centro de Formação de Budo-Budo. O primeiro fez uma apresentação sobre as ofertas formativas do CEFOSAP, dimensões e características. O segundo inventariou as necessidades de formação no país e os constrangimentos que estão identificados, tendo assumido maior destaque o debate sobre a empregabilidade e atratividade da oferta de formação profissional.

No encerramento dos trabalhos esteve a cargo do Secretário-Geral da UGT-STP, Manuel Costa Carlos, o Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, e o Eng. António Machado, em representação da Embaixada de Portugal em São Tomé.

Aceda à Fotogaleria no link abaixo

Ver fotos (Flickr)

Delegação da UGT reuniu com representantes da Embaixada de Portugal em São Tomé e Principe

2019-09-16

A delegação da UGT que se encontra em São Tomé e Príncipe para realizar uma conferência sindical dedicada à “Negociação Colectiva e Diálogo Social como Ferramentas da Sindicalização e Reforço dos Direitos dos Trabalhadores” foi recebida hoje na Embaixada de Portugal pelos representantes diplomáticos, Dr.ª Joana Vasconcelos e Eng.º António Machado.

Este encontro permitiu abordar as questões da formação profissional no Centro de Budo Budo, no qual a UGT é parceira. A delegação sindical transmitiu também informações sobre a conferência sindical que irá desenvolver e os temas em análise, nomeadamente a concertação social, o diálogo social e a negociação colectiva, como ferramentas essenciais para o reforço dos direitos laborais.

A UGT encontra-se em São Tomé e Príncipe com uma delegação composta pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, pelo Secretário Executivo, Carlos Alves, pelo Presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), Rui Riso, pelos respectivos Secretários-gerais do SINTAP e da FNE, José Abraão e João Dias da Silva, e pelo Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

Aceda à FOTOGALERIA no link abaixo

UGT valoriza a atribuição da pasta da coesão e reformas a Portugal

2019-09-10
UGT valoriza a atribuição da pasta da coesão e reformas a Portugal

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou hoje a lista de pelouros atribuídos aos comissários europeus. Portugal, na pessoa da comissária Elisa Ferreira, assume no próximo mandato de cinco anos da C.E. a pasta da Coesão e Reformas .

Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirma:

"A UGT reconhece a importância da pasta atribuída a Portugal, esperando que a gestão das políticas de coesão impliquem reformas estruturais para Portugal, devidamente aproveitadas pelo Governo no sentido do seu reforço social, económico e territorial. "

UGT participa no 29º Fórum Económico na Polónia

2019-09-04
UGT participa no 29º Fórum Económico na Polónia

A UGT participa entre os dias 03 e 05 de Setembro de 2019, no 29º Fórum Económico e Social que decorre em Krynica, na Polónia, este ano dedicado ao tema «A Europa de amanhã: “Forte”: o que significa?»

O Fórum Económico é a maior conferência da Europa Central e de Leste e tem como objectivo a criação de redes de cooperação politica e económica entre os estados-membro da União Europeia e os países vizinhos mais próximos. Todos os anos este encontro tem lugar no início de Setembro e junta mais de 4500 convidados internacionais das áreas política, social e económica.

A UGT encontra-se representada por uma delegação constituída pelo Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares e pelo Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

O primeiro a intervir neste encontro, no primeiro dia de trabalhos, foi o Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, num painel dedicado ao tema "Educação - Desafios e Oportunidades".

O Secretário-geral da UGT interveio no painel "Rápido, barato e com reduzida qualidade - Empurrar profissionais confiáveis e educados do mercado de trabalho".

A Secretária Internacional da UGT, Catarina Tavares, partilhou o painel dedicado à problemática das migrações na Europa com Stanislaw Szwed, Secretário de Estado da Família, Trabalho e Política Social da Polónia.

Clique no link abaixo para aceder à Fotogaleria

Delegação da UGT/FNE reuniu com o Embaixador de Portugal na Tailândia

2019-07-23
Delegação da UGT/FNE reuniu com o Embaixador de Portugal na Tailândia

A delegação da UGT/FNE presente no 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação, a decorrer em Banguecoque  entre 19 e 26 de julho, foi hoje recebida pelo Embaixador Português na Tailândia, Dr. Francisco Vaz Patto.

Este encontro permitiu o conhecimento da realidade da Educação na Tailândia, nomeadamente sobre o funcionamento do sistema educativo e das condições de vida neste país, bem como as condições laborais da comunidade portuguesa no país.

A delegação sindical transmitiu igualmente ao Embaixador informações sobre os trabalhos do 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação e as várias matérias que ali têm estado em discussão.

Fotogaleria do Encontro com o Embaixador de Portugal em Banguecoque AQUI