UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2018

Parabéns! Pilar Europeu dos Direitos Sociais tem um ano

2018-11-16
Parabéns! Pilar Europeu dos Direitos Sociais tem um ano

Comemora-se um ano sobre a cimeira em Gotemburgo, nessa cimeira a CE, os líderes europeus e os parceiros sociais comprometeram-se a colocar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS) num local central da agenda política. Este foi o primeiro passo na implementação de um conjunto de iniciativas e de políticas destinadas a ter um impacto positivo na vida das pessoas e a restaurar a ideia da Europa dos Cidadãos. Depois de um período em que a agenda política foi dominada até à exaustão por questões financeiras e em que a Europa se tornou fonte de austeridade é importante que os cidadãos voltem a sentir confiança na Europa.

A implementação do Pilar Social exige vontade política e financiamento adequado que esperamos seja devidamente concretizado no orçamento da U.E. de 2021-2027.

A UGT reconhece que a Comissão Europeia fez um trabalho importante ao propor iniciativas que visavam o equilíbrio entra a vida profissional e familiar, assegurar a todos os trabalhadores maior transparência e previsibilidade nas condições de trabalho, e uma Autoridade Europeia do Trabalho que poderá contribuir para uma mobilidade mais justa e para combater o dumping social.

Neste primeiro aniversário do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a UGT considera que a melhor comemoração são os passos concretos no sentido de tornar realidade os compromissos assumidos no papel, neste sentido saudamos a aprovação do relatório Chambon sobre a Transparência e Previsibilidade das Condições de Trabalho, no Parlamento Europeu, são passos como este que permitirão à Europa ocupar um lugar no coração dos Europeus.