UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2018

107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT - Via aberta para a Igualdade

2018-07-10
107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT - Via aberta para a Igualdade

Respeitar os direitos laborais, promover o diálogo social e o tripartismo, combater a desigualdade de género, a violência e o assédio contra mulheres e homens. Estes foram alguns dos objetivos de mais uma conferência do trabalho da OIT, que juntou representantes dos Estados-membros daquela organização, entre eles Portugal, representado a nível sindical, patronal e governamental

A 107.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT realizou-se entre os dias 28 de maio e 8 de junho, em Genebra, juntando cerca de cinco mil representantes de 187 Estados-membros.

Portugal fez-se representar com uma vasta delegação, destacando-se a presença do secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e de Rui Riso, vice-presidente da central e presidente do SBSI, bem como do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e membros das associações patronais.

A conferência focou-se em vários aspetos relacionados não só com o presente do mundo laboral mas acima de tudo em relação ao seu futuro. Desta forma, foi debatido o tema da desigualdade de género, a partir de um relatório elaborado pelo diretor-geral da OIT, Guy Ryder, denominado “Iniciativa Mulheres no Trabalho”, que aborda os obstáculos no caminho para a igualdade e propõe sugestões para os ultrapassar.

Leia o Artigo na íntegra na página do SBSI 

Ver link