UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2018

UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

2018-06-06
UGT - Acordo sobre alterações às leis laborais em Portugal concretiza "espírito" da OIT

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, destacou hoje na sua intervenção durante a 107ª Conferência Internacional do Trabalho, que o acordo de concertação social assinado no passado dia 30 de Maio entre o Governo e os parceiros sociais é “uma verdadeira expressão de unidade dos actores políticos e sociais contra a precariedade”.

No discurso em representação dos trabalhadores portugueses, Carlos Silva expressou a “satisfação e orgulho no acordo de concertação social obtido no passado dia 30 de maio, no meu país, entre o Governo, as quatro confederações de empregadores e um dos dois parceiros sociais sindicais - a UGT Portugal - numa verdadeira expressão de unidade dos atores políticos e sociais contra a precariedade e a favor da dinamização da negociação coletiva”.

Para o secretário-geral da UGT, este é um exemplo do “espírito do diálogo social e do compromisso que a OIT personifica em todo o mundo” e a concretização do “espírito do tripartismo” defendido por aquela organização.

Na sua intervenção, Carlos Silva destacou ainda o “trabalho continuado, persistente e corajoso da OIT e das Nações Unidas em prol da paz, do princípio do compromisso e da necessidade de se estabelecerem pontes de diálogo permanente, seja ele político e partidário, seja social”.

Relembramos que desde o dia 28 de maio até ao próximo dia 8 de junho decorrem, em Genebra, sob a égide da OIT, os trabalhos da 107.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, local onde são debatidas as questões fundamentais sobre o futuro do mundo do trabalho, nomeadamente a violência e o assédio contra as mulheres e os homens a nível laboral, o diálogo social e o tripartismo, e a cooperação eficaz da OIT para o desenvolvimento em apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.

A UGT esteve representada na primeira semana pela Secretária Geral Adjunta, Paula Bernardo e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e José Cordeiro. A eles juntaram-se na segunda semana o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a Secretária Executiva, Catarina Tavares, o Presidente do SBSI, Rui Riso e ainda Pedro Gabriel, jornalista da FEBASE.

Veja abaixo a intervenção do Secretário-geral da UGT na 107ª Sessão Plenária da Conferência Internacional do Trabalho

Ver fotos (Flickr)