UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

UGT marca presença no I Congresso da Lusofonia e Francofonia

2017-12-06
UGT marca presença no I Congresso da Lusofonia e Francofonia

A UGT estará presente, com uma delegação liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, no primeiro congresso da Francofonia e Lusofonia, que se realiza entre os dias 6 e 9 de Dezembro, em Paris.

Este congresso vai realizar-se na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na Universidade Sorbonne, no Senado (local onde está agendada a intervenção do Secretário-geral da UGT, dia 8), e no Instituto de Estudos Avançados de Paris e é organizado por Isabel de Oliveira, directora da Faculdade de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade de Sorbonne-Paris III, que aquando do aniversário da UGT, em Outubro, convidou a central sindical a estar presente nesta iniciativa.

Subordinado ao tema “Lusofonia e Francofonia: duas potências mundiais”, este encontro tem como objectivo abordar temáticas de cunho linguístico, cultural, socioeconómico e político, com o intuito de estabelecer pontes entre os mundos francófono e lusófono.  

A língua enquanto vector de integração e de coesão social, de mobilidade internacional, será também um dos temas a debater neste congresso que junta personalidades políticas, científicas e artísticas que irão reflectir sobre o lugar do francês e do português como línguas com um grande potencial de empregabilidade e de difusão cultural.

Além do Secretário-geral da UGT integram a delegação da central sindical, a Secretária Internacional, Catarina Tavares, o Secretário-geral Adjunto, Luís Correia, o Secretário Executivo, José Cordeiro, e o Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita.

Ver fotos (Flickr)