UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

UGT presente no 11º Congresso Confederal da USO

2017-11-24
UGT presente no 11º Congresso Confederal da USO

A UGT fez-se representar pelo seu Secretário Executivo, Bruno Teixeira, no 11º Congresso Confederal da USO (Union Sindical Obrera), que decorreu em Santander, entre os dias 22 e 24 de Novembro, e que elegeu Joaquín Pérez da Silva como novo Secretário-geral.

No seu discurso de tomada de posse, o novo Secretário-geral afirmou que os novos tempos exigem uma postura mais reivindicativa, com respostas sindicais “diferentes, inovadoras e criativas” para um sistema fiscal “mais justo” e para uma melhoria das condições de trabalho. Joaquín Pérez da Silva ressalvou que as principais prioridades da USO serão a aposta na igualdade, justiça e melhores condições para os trabalhadores, para os jovens, desempregados e pensionistas.

O 11º Congresso Confederal da USO que escolheu o novo secretário-geral com 99% dos votos contou com a presença de representantes da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), da Confederação Sindical Internacional (CSI), representada pelo seu Presidente, José António Felício, e pelo Secretário-geral das Comisiones Obreras (CC.OO), e dirigentes da Confederação Sindical das Américas (CSA). A sessão de encerramento contou com a presença da Ministra do Emprego e Solidariedade espanhola.

O início dos trabalhos dos Congresso foram antecedidos por uma reunião prévia entre as delegações internacionais para discutir a situação espanhola e a de outros países (Ver fotos).

Ver fotos (Flickr)