UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

UGT debate o Futuro da Europa

2017-10-12
UGT debate o Futuro da Europa

A UGT realizou uma conferência dedicada ao debate sobre o futuro da Europa, na qual estiveram presentes os líderes sindicais internacionais da Áustria, Suécia e Alemanha, o vice-presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Gonçalo Lobo Xavier, os oradores-convidados, Prof. Adriano Moreira e Dr. António Vitorino, e na sessão de encerramento, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

A promoção deste encontro permitiu aos convidados fazer uma revisitação à história da criação da União Europeia, bem como abordar as várias questões que hoje são debatidas nas instituições europeias, desde logo a questão dos fluxos migratórios, o terrorismo, o Brexit, e naturalmente, a dimensão social da Europa.

Para a UGT, e nas palavras do Secretário-geral, Carlos Silva, é urgente que seja dado ao Pilar dos Direitos Sociais uma verdadeira convergência e consolidação, por parte dos governos nacionais, da União Europeia e das restantes instâncias comunitárias.

À margem desta conferência, uma delegação da UGT acompanhada pelos líderes sindicais internacionais e a representação do CESE, reuniu com o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro de Trabalho, José Vieira da Silva. Além da habitual apresentação de cumprimentos e questões sobre a situação económico a política nacional, os convidados internacionais pretenderam questionar o Governo português sobre qual a sua estratégia na procura de uma maior convergência em termos europeus para implementar uma verdadeira dimensão social na Europa. 

Clique aqui para aceder ao documento produzido pela UGT, com todas as intervenções na íntegra dos oradores e participantes

Veja as fotos no link abaixo:

Ver fotos (Flickr)