Notícias Internacionais

UGT debate o Futuro da Europa

2017-10-12
UGT debate o Futuro da Europa

A UGT realizou uma conferência dedicada ao debate sobre o futuro da Europa, na qual estiveram presentes os líderes sindicais internacionais da Áustria, Suécia e Alemanha, o vice-presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Gonçalo Lobo Xavier, os oradores-convidados, Prof. Adriano Moreira e Dr. António Vitorino, e na sessão de encerramento, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

A promoção deste encontro permitiu aos convidados fazer uma revisitação à história da criação da União Europeia, bem como abordar as várias questões que hoje são debatidas nas instituições europeias, desde logo a questão dos fluxos migratórios, o terrorismo, o Brexit, e naturalmente, a dimensão social da Europa.

Para a UGT, e nas palavras do Secretário-geral, Carlos Silva, é urgente que seja dado ao Pilar dos Direitos Sociais uma verdadeira convergência e consolidação, por parte dos governos nacionais, da União Europeia e das restantes instâncias comunitárias.

À margem desta conferência, uma delegação da UGT acompanhada pelos líderes sindicais internacionais e a representação do CESE, reuniu com o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro de Trabalho, José Vieira da Silva. Além da habitual apresentação de cumprimentos e questões sobre a situação económico a política nacional, os convidados internacionais pretenderam questionar o Governo português sobre qual a sua estratégia na procura de uma maior convergência em termos europeus para implementar uma verdadeira dimensão social na Europa.

Ver fotos (Flickr)