UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

OIT - UGT na luta contra o trabalho infantil

2017-06-12
OIT - UGT na luta contra o trabalho infantil

A UGT associou-se mais uma vez à Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito da celebração do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Uma abordagem que este ano se detém na questão do impacto dos conflitos e catástrofes.

Num quadro de conflitos e catástrofes, muitas crianças encontram-se numa situação vulnerável por se encontrarem separadas das famílias, tornando-se facilmente vítimas de tráfico e de trabalho infantil, sendo recrutadas por grupos armados ou sujeitas a exploração e abusos sexuais.

Num contexto da meta 8.7 do 8º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que visa acabar com o trabalho infantil em todas as formas até 2025, foi formada em 2016 a Aliança 8.7. Esta Aliança pretende acelerar e intensificar a acção contra o trabalho infantil, o trabalho forçado, a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e envolve governos, organizações de trabalhadores e empregadores, outras agências das Nações, parceiros do desenvolvimento, sector privado, organizações da sociedade civil, universidades e peritos.

O combate ao trabalho infantil sempre foi uma das prioridades da UGT, sendo parte integrante da CNASTI (Confederação Nacional de Acção sobre o Trabalho Infantil), organização que se mantém no país, de forma muito activa na luta o trabalho infantil.

Desde a primeira hora, a UGT esteve sempre na linha da frente na luta contra este flagelo e contribuiu com a sua acção para que hoje o trabalho infantil esteja erradicado a nível nacional.