UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2017

UGT no Congresso fundador da Alternativa Democrática Sindical

2017-04-20
UGT no Congresso fundador da Alternativa Democrática Sindical

Uma delegação da UGT participa no Congresso fundador da nova Confederação Sindical Americana e das Caraíbas, que compreende 26 Confederações nacionais oriundas de 13 países e que representam, globalmente, cerca de 25 Milhões de trabalhadores do Continente Americano e das Caraíbas.

Com uma longa tradição de solidariedade e cooperação com a Forca Sindical do Brasil, uma das principais organizações presentes e cujo primeiro Secretario Geral da ALTERNATIVA DEMOCRATICA SINDICAL é oriundo desta confederação amiga, o seu dirigente Nilton Souza, a UGT foi convidada a assistir ao nascimento desta nova organização.

Com uma relação conturbada no seio da CSA - Confederação Sindical das Américas, que integra a CSI (Confederação Sindical Internacional, onde a UGT é filiada), estas 26 organizações decidiram percorrer o seu próprio caminho.

Numa intervenção produzida durante o Congresso, o Secretario Geral da UGT apelou ao diálogo entre as organizações do movimento sindical internacional, respeitando a liberdade sindical que a cada uma das organizações é conferida, mas alertando para que existam esforços entre a CSI e a nova ADS para uma convergência na acção no continente americano.

O Congresso termina dia 20 com a eleição dos órgãos dirigentes.

Ver fotos (Flickr)