UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2016

UGT presente no Congresso da ONTSTP-CS

2016-12-10
UGT presente no Congresso da ONTSTP-CS

A Secretária Executiva, Catarina Tavares, marcou presença no V Congresso da ONTSTP-CS (Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe) num claro sinal de reforço dos laços sindicais e de amizade que unem estas duas centrais sindicais do espaço da lusofonia.

Na sessão de abertura, Catarina Tavares relaçou que "os cidadãos precisam de sentir que a sua opinião conta mas que esta não se esgota nas eleições democráticas, a democracia política exige a participação continuada dos cidadãos."

Para a UGT, a globalização coloca aos trabalhadores novos e exigentes desafios e esta tem de ser justa e feita no quadro da cooperação e do desenvolvimento. 

Neste sentido o Objectivo 8 dos ODS: Trabalho Digno e Crescimento Económico é para um país com as potencialidades de S. Tomé e Príncipe um verdadeiro programa de ação. S. Tomé tem tudo, para ser um país com grande futuro: tem riquezas naturais, tem paisagens prodigiosas, tem gentes, tem muitos jovens.

A secretária executiva da UGT realçou ainda que "é  importante mudar mentalidades e erradicar o trabalho infantil que no curto como no longo prazo se revela um extraordinário prejuízo para os indivíduos e para as sociedades em que eles se inserem"

Ver fotos (Flickr)

Moçambique: UGT reforça a cooperação na área da formação

2016-12-07
Moçambique: UGT reforça a cooperação na área da formação

O Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva esteve em Maputo, Moçambique para participar em várias reuniões com o Conselho de Administração do Centro de Formação Metalomecânica de Maputo, no sentido de acompanhar este projeto que tem como parceiros a UGT e o CEFOSAP.

Carlos Silva aproveitou ainda esta viagem para entregar os certificados aos formandos que terminaram o seu curso em automação, vincando a importância da parceria existente entre as duas instituições.

Nesta cerimónia estiveram ainda presentes a senhora embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, o embaixador da Alemanha, Detlev Wolter, o presidente do CEFOSAP, Jorge Mesquita, o secretário-executivo da UGT, Mendes Dias, e o presidente do SBSI, Rui Riso.

Ver fotos (Flickr)

CAMPANHA - Ergue a Voz por uma Europa Social

2016-12-06
CAMPANHA - Ergue a Voz por uma Europa Social

Demonstre o seu apoio ao trabalho digno, a melhores salários e a uma economia mais justa.

Os sindicatos elaboraram um plano para colocar os direitos sociais à frente dos interesses das grandes corporações e dos bancos.

Junte-se a nós e faça-se ouvir por um Europa Social com:

    - Trabalho Digno e uma Economia mais justa

    - Melhores salários e condições de vida

    - Novas formas de proteção para os trabalhadores e reforçar as existentes

    - Assegurar o salário igual para trabalho igual e acabar com todas as formas de exploração

    - Boa proteção social e serviços públicos de qualidade

    - Investimento para a criação de emprego e postos de trabalho mais seguros

    - Direitos sindicais assegurados e respeito no local de trabalho

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER OUVIR A SUA VOZ

 

 

 

3ª Corrida CPLP "Juntos Contra a Fome"

2016-11-27
3ª Corrida CPLP "Juntos Contra a Fome"

O Secretariado Executivo da CPLP promove mais uma vez este ano uma iniciativa desportiva, a 3ª Corrida "Juntos Contra a Fome", que se realiza dia 27 de Novembro na Baía de Cascais. Este evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para o processo de construção de uma Comunidade de povos livre da fome.

Esta iniciativa insere-se numa campanha mais ampla desenvolvida numa parceria entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que se destina à angariação de fundos para a via­bilização de projetos de desenvolvimento comunitário que contribuam para a erradicação da fome nos Estados-membros da CPLP.

A UGT enquanto membro da Confederação Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP) associa-se a esta campanha.

Ver link

VII Congresso da UNTC-CS - UGT felicita a nova secretária-geral, Maria Joaquina Almeida.

2016-11-27
VII Congresso da UNTC-CS - UGT felicita a nova secretária-geral, Maria Joaquina Almeida.

A UNTC-CS organizou o seu sétimo Congresso sob o lema "Justiça, Inclusão e Igualdade Sociais" na Cidade Velha nos dias 25 e 26 de Novembro, que elegeu a Dr. Joaquina Almeida para o seu primeiro mandato à frente desta central sindical.

O secretariado Executivo da UGT, saúda a UNTC-CS por ocasião da realização do seu VII Congresso e felicita a nova secretária-geral, Maria Joaquina Almeida, que mereceu o apoio significativo e amplo dos delegados ao congresso, que, assim, lhe demonstrou a sua confiança.

Não podemos deixar de assinalar que pela primeira vez, no espaço da CPLP, uma mulher é eleita Secretária-Geral de uma central sindical. Este é um facto histórico que não podemos deixar de assinalar pois é um passo no sentido de uma verdadeira igualdade de oportunidades no mundo sindical.

A UGT, está convicta de que os laços de cooperação e amizade se continuarão a aprofundar neste mandato. 

Ao companheiro Júlio Silva, a UGT endereça também uma palavra de amizade e expressa votos de bom sucesso nas suas novas funções.

Desejamos as maiores felicidades à nova Secretária-Geral e a toda a sua equipa, na certeza de que saberão lutar e defender o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde contribuindo para a melhoria das condições de vida e de trabalho do seu povo.

Estiveram presentes, o Secretário Geral Adjunto, Luis Correia, os Secretário Executivos, Joaquim Mendes Dias e Catarina Tavares, assim como o Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, a diretora da ACTRAV, Helena André e o antigo Secretário Geral da UGT, João Proença. 

Ver fotos (Flickr)