UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2016

UGT reforça a cooperação com a comunidade emigrante no Luxemburgo

2016-02-18
UGT reforça a cooperação com a comunidade emigrante no Luxemburgo

A UGT promoveu hoje uma conferência no Luxemburgo onde aprofundou a questão do reforço da cooperação com a comunidade emigrante.

Esta iniciativa teve como propósito promover um debate alargado sobre o ensino da língua portuguesa no estrangeiro e sobre a problemática da segurança social para comunidade emigrante neste país, na tentativa de lançar perspectivas para o futuro através dos contributos dos representantes das associações sindicais e os governos dos dois países.

Procurou também discutir e recolher contributos que definam soluções para os constrangimentos enfrentados pelos trabalhadores emigrantes no Luxemburgo, no que diz respeito ao ensino do português e da dupla tributação das pensões.

Esta sessão contou com uma forte presença sindical, com representantes das confederações dos dois países, mas também com os membros do executivo português e luxemburguês, designadamente o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e do Presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars Di Bartolomeo.

Aproveitando a deslocação ao Luxemburgo, a UGT assinou com as duas centrais sindicais luxemburguesas (OGBL e LCGB) um protocolo que pretende reforçar a cooperação para a defesa das comunidades emigrantes nos dois países, nas áreas das qualificações e formação profissional ou do apoio jurídico, reforçando desta forma os direitos dos trabalhadores que representam.

Clique no link abaixo e veja as fotos deste evento

Ver fotos (Flickr)