UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

Luca Visentini eleito novo Secretário-geral da CES

2015-10-02
Luca Visentini eleito novo Secretário-geral da CES

Os líderes dos sindicatos europeu elegeram hoje Luca Visentini como o novo Secretário-Geral, e Rudy de Leeuw, como o novo Presidente da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

Os delegados aprovaram também o Manifesto de Paris e o Programa de Acção 2015-2019 que determinam novas directivas na luta por empregos de qualidade, pelos direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa.

As novas politicas propostas no Manifesto de Paris e no Programa de Acção 2015-19 incluem: 

• Prioridade ao crescimento económico e à criação de emprego;

• Renovação do diálogo social, das relações industriais e da negociação colectiva;

• Direitos sociais mais fortes;

• Intensificação na coordenação das políticas sociais, fiscais e do mercado de trabalho entre os Estados-Membros, especialmente na Zona do Euro.

 

"Atravessamos um dos piores períodos da história do sindicalismo europeu", disse Luca Visentini.

"A missão para o próximo mandato será a de continuar a resistir aos ataques contra os sindicatos e alterar a actual situação em que nos encontramos para trazer resultados concretos para os nossos membros".

"Não pode haver emprego de qualidade e criação de emprego, ou altos níveis de bem-estar e de protecção social, sem estimular a economia e restaurar o crescimento sustentável. Para isso precisamos de investimento e de um poder negocial mais forte por parte dos sindicatos ".