UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2015

UGT apoia candidato a Secretário-geral da CES, Luca Visentini

2015-03-11

A UGT apoia o candidato proposto para suceder a Bernadette Sègol na liderança da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

A reunião do Comité Executivo da CES elegeu o ex-secretário confederal, Luca Visentini, como o candidato a apresentar ao Congresso da confederação europeia que se realiza em Paris, entre os dias 29 de setembro e 2 de Outubro.

Luca Visentini é italiano, membro da UIL (Unione Italiana del Lavoro) desde 1989, e tem trabalhado com esta organização sindical italiana a nível local, regional, nacional e até internacional, tendo exercido funções de secretário-geral na região de Friuli Venzia Giulia, no nordeste de Itália. Ele é o autor de quatro livros de poesia e um romance. Caso o Congresso da CES ratifique a candidatura de Luca Visentini, o mesmo assumirá funções a tempo inteiro, em Bruxelas, em Outubro de 2015.

O Congresso de Paris elegerá ainda dois secretários-gerais adjuntos e quatro secretários confederais. A CES foi criada em 1973 e tem um total de 88 organizações sindicais filiadas em 37 países, além de 10 federações de sindicatos europeus.