UGT - Comunicados

Notícias Internacionais

2012

7 de Outubro - Pela Dignidade das comunidades ciganas na Europa

2012-10-07

“(…) Assumindo muitas formas, a violência contra os ciganos na Europa parece não ter fim, e as dificuldades para que sejam, por fim, plenamente integrados na sociedade europeia afiguram-se insuportáveis.

São relegados para os subúrbios dos principais aglomerados populacionais e, em numerosas vilas e cidades, acumulados em bairros cercados por muros, muitas vezes sem água corrente, sem electricidade e sem serviços públicos. É o que se passa nomeadamente, em muitos países do Leste Europeu.

As expulsões foram retomadas em França, apesar da mudança do partido no poder, e prosseguem na Alemanha, Suécia e Itália.

Por fim, a discriminação racial quotidiana nos domínios da saúde, do trabalho, do lazer e da educação persiste no Kosovo, em Portugal, na Sérvia, na Croácia e na Polónia.

É por isso que, no domingo dia 7 de Outubro, marcharemos nos nossos países, à frente da sociedade civil europeia, unida em todo o continente, da Noruega à Sérvia, de Portugal à Polónia, passando pela Itália, Roménia, Hungria, Bulgária, para clamarmos juntos, com serenidade mas com firmeza “Orgulho Cigano”.

A nível institucional, a União Europeia conseguiu alguns progressos: pela primeira vez, e graças à ajuda da Comissão e de alguns eurodeputados nesta questão, todos os Estados-membros tiveram de elaborar e apresentar à Comissão, no final de 2011, uma Estratégia Nacional para a integração das Comunidades Ciganas.

A plena inserção não significa uma aculturação ou a quebra do elo de transmissão de identidade e tradições, que na sua diversidade, fazem parte do património europeu. (…) Significa uma luta determinada pela desconstrução dos estereótipos, contra a discriminação no emprego e na habitação e a segregação na educação.

Para realizar enfim a plena inserção de todos os indivíduos na sociedade europeia, para fazer respeitar a dignidade de todos e a igualdade de direitos em todo o continente, enviaremos um sinal claro no próximo dia 7 de Outubro e marchemos juntos, em toda a europa, pelo Orgulho Cigano!(…)”*

*Transcrição parcial do artigo do Público de 17 de Setembro de 2012