Notícias Internacionais

A CES avalia os resultados sociais da Presidência Luxemburguesa

2005-07-07
A CES avalia os resultados sociais da Presidência Luxemburguesa

“Um excelente trabalho em curso”
A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) encara esta Presidência como um período durante o qual é possível medir os progressos alcançados no que se refere à política e à legislação social da União Europeia.

Mesmo a CES reconhecendo que uma Presidência da União Europeia não pode tomar decisões por si só, necessitando da cooperação da Comissão, do Parlamento Europeu e do Conselho para a tomada de decisões eficazes, qualquer Presidência desempenha um papel específico no modo como conduz os debates, estabelece as prioridades, prepara o trabalho prático a executar e define algumas questões específicas.

CES - Restaurar a confiança na Europa

2005-06-14
CES - Restaurar a confiança na Europa

Restaurar a confiança na Europa pela promoção da Europa Social e de políticas macro económicas que favoreçam o crescimento!

Resolução adoptada pelo Comité Executivo da CES na sua reunião de 14 e 15 de Junho de 2005, em Bruxelas

A CES saúda o apelo da OCDE a favor de políticas macroeconómicas expansionistas na Europa

2005-06-14

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) congratula-se com as declarações feitas pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) no seu último número de “Perspectivas Económicas da OCDE”, acerca da necessidade de políticas macroeconómicas expansionistas na Europa para relançar a procura interna.

CES e UGT saúdam debate sobre reestruturações

2005-04-13
CES e UGT saúdam debate sobre reestruturações

A Europa precisa de uma consulta reforçada dos trabalhadores e de melhores instrumentos para a gestão das reestruturações

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e a sua filiada UGT saúdam a iniciativa da Comissão Europeia e da Presidência Luxemburguesa no que se refere à reabertura de um debate sobre as formas de tratar as reestruturações.

É vital uma estratégia coerente à escala da União Europeia, sendo que as reestruturações mal geridas constituem uma ameaça para vários objectivos de Lisboa, entre os quais o pleno emprego, empregos de melhor qualidade, bem como a coesão social e territorial.

Declaração da CES sobre a Proposta de Directiva sobre os serviços

2005-03-17
Declaração da CES sobre a Proposta de Directiva sobre os serviços

O Comité Executivo da CES rejeita as observações do Presidente da Comissão, José Durão Barroso, a propósito de uma luta entre “progressistas e reaccionários”, proferidas num discurso no Conselho de Lisboa, um grupo de reflexão e de representação de interesses com base em Bruxelas.

De facto, a Directiva sobre os Serviços tal como apresentada pelo Comissário Bolkestein no início de 2004 tem os seus opositores e os seus defensores, mas tratar os sindicatos como “reaccionários”” quando estes exprimem os seus receios em relação a esta Directiva constitui um insulto.