UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho : Guias

Guia: Riscos Psicossociais no Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

2017-11-02
Guia: Riscos Psicossociais no Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

Este guia temático é dedicado a uma problemática bastante atual - os Riscos Psicossociais relacionados com o Trabalho.

Os riscos psicossociais são das questões que maiores desafios apresentam em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, pois têm um impacto significativo na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, nas organizações e nas economias nacionais.

 

Guia de Boas Práticas - Remoção de Amianto

2017-09-28
Guia de Boas Práticas - Remoção de Amianto

Este guia de boas práticas sobre a remoção de produtos ou materiais com amianto tem como principal objecto estabelecer os procedimentos para prevenir os trabalhadores e a população em geral, contra os riscos da exposição ao amianto, criando condições para a existência de informação clara e objectiva e, em simultâneo, locais de trabalho e espaços públicos seguros e saudáveis.

A UGT, designadamente o seu departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, considerou fundamental a publicação e divulgação deste Guia no sentido de promover uma efectiva cultura de prevenção, esclarecendo trabalhadores e população em geral dos riscos de exposição ao amianto.

Faça download AQUI do Guia de Boas Práticas 

Brochura - Amianto nas Escolas e Edifícios Públicos

2017-09-28
Brochura - Amianto nas Escolas e Edifícios Públicos

Pretende-se com esta brochura desmistificar a utilização de amianto em Portugal, bem como dar a conhecer as boas práticas na remoção do mesmo aos representantes dos trabalhadores, activistas e dirigentes sindicais e trabalhadores, numa clara pretensão de não criar pânico na população. Pretende-se simultaneamente esclarecer a diferença de procedimentos na remoção de amianto contendo fibras friáveis e não friáveis.

A linguagem explícita com que foi elaborada pelo perito José Manuel Delgado, que partilhou a sua experiência com a UGT neste projecto, pretendeu tornar esta brochura num produto acessível para uma consulta rápida e eficaz, no sentido de salvaguardar os interesses dos trabalhadores no acesso à informação e legítimo esclarecimento de dúvidas quanto a esta matéria.

E porque a UGT aposta numa efectiva cultura de prevenção, constitui-se como elevada importância esta publicação pela complexidade que a remoção de fibras de amianto impõe. E porque a nossa central sindical acredita que a melhor forma de prevenir é informar e sensibilizar os trabalhadores, bem como as suas estruturas representativas, não poderíamos nunca demitir-nos desta responsabilidade e do debate sobre este tema.

Faça download AQUI da brochura.

Brochura - Amianto: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

2017-09-26
Brochura - Amianto: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção

Esta brochura é dedicada a uma problemática bastante atual - o amianto.

Atualmente, em Portugal, apesar da proibição de utilização, o perigo de exposição ao amianto mantém-se elevado, uma vez que se trata de um material que teve inúmeras aplicações que não foram devidamente assinaladas.

Assim, um trabalhador da construção civil, por exemplo, pode deparar-se, no exercício da sua atividade, com material contendo amianto numa obra de manutenção que esteja a realizar, sem que esteja preparado com as devidas medidas de proteção.

No nosso país, foi proibida a utilização/comercialização de amianto e/ou produtos que o contenham a partir de 1 de janeiro de 2005, de acordo com o disposto na Diretiva 2003/18/CE transposta para o direito interno através do Decreto-Lei nº 101/2005, de 23 de junho.

Mas o que é o amianto? Porque nos preocupamos com o amianto? Quais os riscos da exposição para a saúde? Quais as medidas de prevenção a adotar?

Consulte a Brochura no link abaixo

TUC : Os equipamentos de proteção individual e as mulheres

2017-09-25
TUC : Os equipamentos de proteção individual e as mulheres

Um guia para os Representantes Sindicais assegurarem que os EPIs se adequam às mulheres.

Este guia é da autoria dos TUC (Trades Union Congress), cuja tradução para português é da exclusiva responsabilidade da UGT.