UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho : Newsletter SST

Newsletter SST - Edição extra - Campanha de prevenção do consumo de substâncias psicoactivas no trabalho

2017-06-26

Neste número extraordinário da nossa Newsletter de SST, damos conta da realização de duas iniciativas do Departamento de SST que decorreram na passada semana que marcam o arranque de uma campanha de prevenção - Campanha de prevenção do consumo de substâncias psicoativas no trabalho - e a realização de um estudo sobre riscos psicossociais – Estudo de avaliação de riscos psicossociais na Administração Pública, central, local e Setor Empresarial do Estado.

Newsletter SST - Maio 2017 - Inquérito Nacional às Condições de Trabalho

2017-05-12

Destacam-se, neste número da nossa publicação, os resultados do Inquérito Nacional às Condições de Trabalho, uma velha reivindicação dos Parceiros Sociais que encontra acolhimento na medida n.º 4 da Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2015 - 2020 elaborado com o objetivo de melhor conhecermos as condições de trabalho em todo o território de Portugal Continental.

Relembramos que foram concebidos e aplicados dois questionários dirigidos, respetivamente, a entidades empregadoras e a trabalhadores e trabalhadoras.

Ficha Informativa - Equipamentos de protecção individual

2017-05-12
Ficha Informativa - Equipamentos de protecção individual

Aceda à ficha informativa nº 24 - Equipamentos de protecção individual

Ficha Informativa - Recolha e utilização de dados sobre SST

2017-04-28
Ficha Informativa - Recolha e utilização de dados sobre SST

Aceda à ficha informativa nº 23 - Recolha e utilização de dados sobre SST

Newsletter SST - Abril 2017 - Dia Mundial da Prevenção e Segurança no Trabalho

2017-04-28

Assinala-se hoje, dia 28 de abril, o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. O movimento sindical internacional comemora neste dia, pelo 22.º ano consecutivo, o Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho.

A efeméride tem como objetivo homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais e encontra-se associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido em todo o Mundo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Hoje, como sempre, a UGT associa-se às centenas de centrais sindicais que, em mais de 120 países, estão de luto pelos seus trabalhadores vitimados mortalmente por acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Também neste dia a UGT associa-se igualmente às centenas de centrais sindicais que, por todo o mundo, se erguem na luta por condições de trabalho e de vida dignas para todos os trabalhadores e por isso mais uma vez os seus órgãos assinalam e assumem este dia como um importante dia do movimento sindical nacional e internacional.

Lembramos que as preocupações em relação à prevenção de riscos profissionais devem continuar presentes Hoje e todos os dias do ano.