UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho : Newsletter SST

Newsletter SST - Agosto 2017 - Campanha da CES "Porque o trabalho não deveria doer"

2017-09-07

Destacamos neste número da nossa Newsletter, a Campanha da CES - Porque o trabalho não deveria doer - à qual a UGT se associou.

As lesões músculo-esqueléticas são a doença profissional mais comum na Europa. As causas mais comuns são os movimentos repetitivos da mão ou do braço e estar sentado durante períodos de tempo prolongados.

As lesões músculo-esqueléticas são uma das doenças mais comuns relacionadas com o trabalho. Afetam milhões de trabalhadores europeus, com um custo de milhares de milhões de euros para as entidades patronais. Portugal não é exceção.

Combater as lesões músculo-esqueléticas contribui para melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, mas é também, sem dúvida, um bom investimento.

A dor física e o desconforto causado por estas doenças, juntamente com o aumento do absentismo implicou, torná-las uma prioridade para a prevenção da saúde ocupacional, pelo que esta Campanha tem toda a importância.

Ficha Informativa - Controlo do Consumo de Substâncias Psicoactivas

2017-07-20
Ficha Informativa - Controlo do Consumo de Substâncias Psicoactivas

Aceda à ficha informativa nº 26 - Controlo do consumo de substâncias psicoactivas

Newsletter SST - Julho 2017 - Campanha "Locais de trabalhos seguros e saudáveis"

2017-07-19

Destacamos neste número da nossa Newsletter SST a próxima Campanha «Locais de trabalhos seguros e saudáveis» 2018-2019, um tema de preocupação constante.

A campanha tem por objetivo sensibilizar para as substâncias perigosas (incluindo as substâncias cancerígenas), promover a avaliação dos riscos e a partilha de boas práticas, atender aos grupos especialmente vulneráveis de trabalhadores e apresentar o quadro legislativo que protege os trabalha-dores da UE.

Segundo dados da OSHA, 15 % dos trabalhadores da UE têm de lidar com substâncias perigosas na sua atividade profissional e outros 15 % inalam fumo, emanações de gases e vapores, pó ou poeiras no local de trabalho.

Newsletter SST - Junho 2017 - Projecto Rest@Work

2017-06-30

Destacamos neste número da nossa Newsletter SST o Projeto Rest@Work. A UGT, em parceria com representantes sindicais e associações patro-nais internacionais, participou num projeto pro-movido pela UIL (Unione Italiana del Lavoro) com o objetivo de compreender o papel de empregadores, trabalhadores e Representantes dos Trabalhadores para a SST, no que diz respeito à gestão e prevenção de riscos relacionados com o stresse no local de trabalho, no universo das PME’s.


Pretendeu-se com este projeto proceder a um levantamento e a uma análise das diferentes abordagens e estratégias de combate ao stress no trabalho, com vista à melhoria das condições de trabalho, em contexto das PME’s.

Ficha Informativa - Consequências do Consumo de Substâncias Psicoactivas no Trabalho

2017-06-26
Ficha Informativa - Consequências do Consumo de Substâncias Psicoactivas no Trabalho

Aceda à ficha informativa nº 25 - Consequências do Consumo de Substâncias Psicoactivas no Trabalho