UGT - Comunicados

Segurança e Saúde no Trabalho : Newsletter SST

Newsletter SST - Maio 2018 - Campanha sobre SST dirigida aos Trabalhadores do sector da Educação

2018-05-30

Conferimos especial destaque à Campanha sobre SST dirigida aos Trabalhadores do setor da EDUCAÇÃO, dando conta da iniciativas que temos vindo a desenvolver de norte a sul do país.

Para a UGT e seus sindicatos desta área, é fundamental informar e sensibilizar os trabalhadores para os riscos inerentes ao desenvolvimento da sua atividade profissional.

Defendemos que é na prevenção que temos que apostar como prioridade sindical.

Destacamos 3 eixos prioritários de ação para estes trabalhadores:

 Prevenção de lesões músculo-esqueléticas;
 Prevenção de riscos psicossociais, nomeadamente o stress profissional;
 Riscos inerentes ao uso da voz.

Destacamos nesta campanha a eleição dos representantes dos Trabalhadores de SST neste setor como elemento chave para que o universo escolar integre verdadeiro valores de Prevenção no Trabalho.

Apostando na proximidade com estes trabalhadores como instrumento de prevenção, acreditamos que conseguimos ter sucesso com a nossa missão: a promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis para todas as idades e atividades.

Newsletter SST - Maio 2018 - Estudo de Género na SST

2018-05-30

Destacamos nesta edição da nossa publicação os resultados do Estudo de Género na SST.

A UGT tem assumido um papel pioneiro na abordagem das questões de género em matéria de Segurança e Saúde do Trabalho. É uma área sensível, de grande impacto laboral, onde escasseia a informação disponível em Portugal, apesar da legislação e recomendações europeias apontarem no sentido do reforço das boas práticas nacionais neste domínio.

Por essa razão, o Departamento de UGT encetou esforços para a elaboração deste Estudo.

Destacamos, igualmente, a publicação do nosso Manual de SST.

O acesso a este Manual afigura-se fundamental na medida em que num único suporte informativo, encontram-se convergidas todas as matérias relativas à SST, tornando-se num instrumento de extrema utilidade para trabalhadores e para representantes de trabalhadores na elaboração de propostas de melhoria e na reivindicação de melhores condições de SST.

Newsletter SST - Maio 2018 - Campanha Europeia 2018-2019 "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: Gerir as Substâncias Perigosas.”

2018-05-29

Destacamos nesta edição da nossa publicação o lançamento da Campanha Europeia 2018-2019 "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: Gerir as Substâncias Perigosas.”
Os trabalhadores estão expostos a substâncias perigosas em muitos locais de trabalho na Europa. Essa exposição é mais comum do que a maior parte das pessoas pensa e pode ocorrer, na verdade, em quase todos os locais de tra-balho, o que traz preocupações graves em matéria de Saúde e Segurança.

Aproveitamos para registar que a UGT, associando-se a esta Campanha, elaborou um Guia temático sobre esta matéria - Substâncias Perigosas no Local de Trabalho: Riscos, Efeitos na Saúde e Prevenção.

Ficha Informativa - Promover a saúde mental no trabalho

2018-05-28
Ficha Informativa - Promover a saúde mental no trabalho

Aceda à ficha informativa nº 37 - Promover a saúde mental no trabalho

Newsletter SST - Edição Especial nº2 - Dados Estatísticos sobre Segurança e Saúde no Trabalho

2018-05-23

Nesta edição especial da Newsletter SST pretendemos proceder a uma compilação de dados estatísticos sobre Segurança e Saúde no Trabalho.

A informação aqui disponibilizada foi retirada dos dados que constam do Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e que são tratados pelo GEP e referem-se ao ano de 2016 (último relatório e respetiva síntese publicados).

O Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é uma obrigação definida desde 2002, que descreve as atividades desses Serviços para efeitos de gestão e controlo.

Relembramos que este Relatório Anual SST é uma fonte de informação administrativa a cuja resposta estão obrigadas todas as entidades empre-gadoras, pelo que os dados aqui referidos abrangem todo o País.

A presente compilação estatística não pretende ser um relato exaustivo de informação sobre o serviço de SST nas empresas. A informação é retirada da fontes acima referidas, pelo que para acesso a informação mais detalhada importará a consulta dos devidos suportes informativos, designadamente do relatório estatístico sobre Segurança e Saúde de 2016 do GEP e respetiva síntese estatística.