Segurança e Saúde no Trabalho : Campanhas

Campanha UGT | Prevenção do cancro relacionado com o trabalho

2021-01-04
Campanha UGT | Prevenção do cancro relacionado com o trabalho

A UGT tem sido pioneira na discussão e na abordagem sindical da problemática do cancro relacionado com o Trabalho.

A defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras constitui-se como um objetivo prioritário da ação sindical, pelo que não podemos aceitar que o cancro continue a ser a primeira causa de mortalidade associada ao trabalho na UE.

Nesse sentido, a UGT lança uma campanha que pretende ser o registo das principais informações e conclusões, bem como de algumas pistas de ação para o futuro, com vista a travar este verdadeiro flagelo que afeta a saúde e a vida de tantos trabalhadores e trabalhadoras.

Consulte abaixo todos os materiais produzidos nesta campanha da UGT

Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho no setor da Educação

2018-11-30
Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho no setor da Educação

Aceda nos links abaixo aos materiais produzidos pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho no âmbito da campanha dirigida aos profissionais do sector da Educação.

Campanha para a Eleição dos Representantes dos Trabalhadores para SST

2018-05-30
Campanha para a Eleição dos Representantes dos Trabalhadores para SST

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da UGT desenvolveu uma campanha para a promoção da eleição de representantes dos trabalhadores para SST. Esta foi sempre uma prioridade da central sindical, uma vez que estes agentes de prevenção assumem-se como um  elemento-chave para a promoção de melhores condições de segurança e saúde nos locais de trabalho.

Assim, no âmbito desta campanha, foram desenvolvidos um conjunto de acções de sensibilização, informação e esclarecimento sobre a eleição e os respectivos processos eleitorais.

Consulte nos links abaixo os materiais eleborados no âmbito desta campanha

Consulte abaixo todos os materiais elaborados no âmbito da campanha UGT

Campanha de informação e sensibilização sobre riscos de exposição ao amianto

2017-09-26
Campanha de informação e sensibilização sobre riscos de exposição ao amianto

Consulte abaixo os dois produtos elaborados pelo perito José Manuel Delgado, em colaboração com o departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT: o Guia de Boas Práticas para a Remoção do Amianto e a Brochura sobre Amianto nas Escolas e Edifícios Públicos.

Ambos foram lançados na conferência a 22 de Setembro de 2017 que marcou o arranque da Campanha da UGT de Informação sobre os riscos de exposição ao amianto.

Campanha de Prevenção de substâncias psicoactivas no trabalho

2017-06-09
Campanha de Prevenção de substâncias psicoactivas no trabalho

A UGT, no âmbito das suas atividades de informação, sensibilização e divulgação de informação sobre riscos profissionais nos locais de trabalho, pretende continuar a desenvolver uma estratégia que vise sensibilizar e informar o nosso público-alvo para a problemática do consumo de álcool e drogas em meio laboral, por forma a serem agentes privilegiados nos locais de trabalho para a sensibilização/ prevenção e deteção precoce das situações de uso/ abuso de álcool e drogas.

Pretendemos, pois, dar continuidade a um trabalho de informação, sensibilização e debate sobre esta questão que se afigura de difícil abordagem no mundo laboral, justificando-se pela pertinência da temática, continuar a investir nesta matéria.

Consulte abaixo todos os materiais produzidos no âmbito desta campanha da UGT