Resoluções

2019

Resolução do Secretariado Nacional - Valorizar a Concertação Social. Relançar uma Agenda. Cumprir os Acordos - Coimbra

2019-05-31

O Secretariado Nacional da UGT realizado hoje na cidade de Coimbra aprovou, por unanimidade, uma resolução que abordou os seguintes temas:

-  Responder ao desafio do Primeiro-Ministro sobre a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal - Concretizar o pilar europeu dos direitos sociais;

- Defender a sustentabilidade da Segurança Social - Reforçar a proteção e a Justiça Social;

- Respeitar a Concertação Social - Viabilizar os Acordos;

- Millennium/BCP em dívida com os seus Trabalhadores;

- Assegurar uma alteração climática e uma transição energética sustentável - Não deixar nenhum Trabalhador para trás;

- Eleições Europeias 2019 - UGT Saúda o acto eleitoral e apela à reflexão sobre a participação cívica.

Leia no link abaixo a resolução na íntegra

Assembleia Geral FESAP - FESAP intensifica luta por melhores salários e carreiras dignas

2019-05-27

A Assembleia Geral da FESAP, reunida hoje, 27 de maio de 2019, em Lisboa, após a realização das eleições para o Parlamento Europeu, analisando a atual situação político-sindical e a realidade da Administração Pública, em particular no que respeita aos salários e às carreiras, considera inaceitável que o Governo mantenha uma política para o setor baseada nos baixos salários, em carreiras desfasadas da realidade e na desvalorização do papel da negociação coletiva. (...)

Os cerca de 30 sindicatos e associações sindicais que compõem a FESAP exigem do Governo respostas claras e objetivas no sentido do cumprimento das exigências dos trabalhadores, travando, dessa forma, a crescente insatisfação e consequente onda de protestos, que incluem greves, manifestações, concentrações e queixas ao Provedor de Justiça.

Leia a Resolução da FESAP na íntegra no link abaixo

FNE - Resolução do Secretariado Nacional

2019-05-22
FNE - Resolução do Secretariado Nacional

O Secretariado Nacional da Federação Nacional de Educação (FNE) reuniu no dia 22 de Maio e aprovou uma Resolução onde aborda as seguintes questões:

1.Votar nas eleições europeias para uma Europa dos cidadãos;

2. Educadores e professores portugueses não desistem do direito à recuperação integral dos 9 anos 4 meses e 2 dias congelados;

3. Trabalhadores Não Docentes merecem respeito.

O Secretariado Nacional deliberou ainda lançar um estudo que visará o conhecimento mais aprofundado da situação destes Trabalhadores, nos papéis que lhes são atribuídos, nas suas condições de trabalho e emprego, o qual servirá de suporte para a ação reivindicativa a desenvolver com o Governo que resultar das próximas eleições legislativas.

Leia a Resolução da FNE na íntegra no link abaixo

Resolução do Secretariado Nacional - Braga

2019-04-30
Resolução do Secretariado Nacional - Braga

O Secretariado Nacional da UGT realizado hoje na cidade de Braga aprovou, por unanimidade, uma resolução que abordou os seguintes temas:

-  Em Defesa da Segurança Social, Universal, Pública e Solidária - UGT rejeita proposta de reformas à custa dos trabalhadores, em nome de uma suposta sustentabilidade;

- Programa Nacional de Reformas - Por uma verdadeira aposta no crescimento, no emprego e na valorização do trabalho;

- Administração Pública - Negociar Carreiras Profissionais e Valorizar Salários;

- UGT quer entendimento sobre conciliação em sede de CPCS - É imperativo reforçar a igualdade de oportunidades;

- Em defesa dos mais jovens - Defender o Trabalho Digno e consolidar o Contrato Social. Combater a Precariedade;

- UGT reivindica aumentos salariais na Banca;

Por aumentos salariais dos trabalhadores das empresas de distribuição;

- Comemorar Abril - Reafirmar o Compromisso com a Democracia e o Sindicalismo Livre e Plural;

- 1.º de Maio da UGT em Braga - Dignificar o Trabalho. Valorizar os Trabalhadores.

Leia no link abaixo a resolução na íntegra

Resolução do Secretariado Nacional - Brexit: Quem tem medo de um segundo referendo?

2019-03-26

O Secretariado Nacional da UGT realizado hoje aprovou, por unanimidade, uma resolução que abordou os seguintes temas:

-  Brexit: Quem tem medo de um segundo referendo?;

- Solidariedade Internacional;

- Uma palavra ao povo irmão de Moçambique;

- Eleições para o Parlamanto Europeu de 2019 - Declaração dos Parceiros Sociais Europeus;

- UGT em estreita cooperação com a América Latina;

- UGT ao lado de quem luta pela valorização das suas carreiras.